O volume das atividades turísticas em Goiás experimentou um significativo crescimento de 17,4% na comparação com novembro de 2023, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 15. Além disso, em novembro de 2024, o volume de atividades turísticas no estado subiu 3,5% em relação a outubro do mesmo ano, na série com ajuste sazonal.
“Este crescimento reflete o fortalecimento do setor turístico em Goiás, impulsionando a economia e valorizando as riquezas culturais e naturais do estado. “O crescimento das atividades turísticas em Goiás reflete o fortalecimento do setor, impulsionando a economia e valorizando nossas riquezas culturais e naturais,” atesta o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Desempenho nacional e estadual
A nível nacional, em novembro de 2024, o índice de atividades turísticas no país recuou 1,8% frente a outubro, com onze dos dezessete locais pesquisados mostrando taxas negativas em relação ao mês anterior. No entanto, Goiás (3,5%) foi um dos principais destaques positivos, ao lado do Rio Grande do Sul (6,6%) e Rio de Janeiro (0,8%).
Os índices positivos do turismo goiano são resultado de um trabalho coordenado pelo governador Ronaldo Caiado e toda a equipe da Goiás Turismo, que tem atuado em duas frentes: a da promoção dos destinos turísticos e a da capacitação e estímulo à formalização dos profissionais que atuam diretamente com turismo. “Os índices positivos que o turismo goiano vem colhendo são resultado de um trabalho coordenado pelo governador Ronaldo Caiado, e toda a equipe da Goiás Turismo, que tem atuado em duas frentes: a da promoção dos nossos destinos turísticos e a da capacitação e estímulo à formalização dos profissionais que atuam diretamente com turismo,” avalia o presidente da Agência Goiana de Turismo, Fabrício Amaral.
Na pesquisa, Goiás também apresentou altas nos setores de serviços prestados às famílias (16,5%), outros serviços (8,8%) e serviços de informação e comunicação (8,3%). Os serviços prestados às famílias apresentaram acumulado positivo de 6,8% no ano.
Sobre a PMS
A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.