Na manhã desta segunda (18), um avião caiu no estado em Cabeceiras, zona rural de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Essa é a segunda tragédia aérea em menos de uma semana. O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar os primeiros socorros ao piloto de 55 anos de idade, mas ele foi encontrado morto. O outro acidente ocorreu na última quinta-feira (14), em Mineiros.
O laudo com causas da queda deste último ainda não tem previsão de ser concluído. O acidente que vitimou o piloto Marconi Baumgardt está sendo investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Em reposta ao jornal Diário do Estado, o órgão informou que o tipo de ocorrência pode estender o trabalho dos especialistas.
“O objetivo das investigações realizadas pelo Cenipa é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os fatores contribuintes”, publicaram por meio de nota à reportagem.
A aeronave foi encontrada pela Força Aérea Brasileira na sexta (15), um dia após desaparecer enquanto aplicava defensivos agrícolas. Integrantes do Cenipa foram acionados e começaram o trabalho de recolhimento de indícios como partes do avião de modelo A188B Cessna AirCraft e documentos, além de relato de testemunhas.
O piloto foi sepultado na manhã de ontem, domingo, na cidade natal dele, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. Ele tinha 45 anos e deixa esposa, duas filhas e dias enteadas.