Press "Enter" to skip to content

Goiás registra mais de 14 milhões de raios em 2023

Última atualização 23/01/2024 | 12:33

O estado de Goiás registrou a ocorrência de mais de 14 milhões de raios ao longo do ano de 2023. É o que revelou o sistema de monitoramento de raios da Equatorial Goiás em toda a área de sua concessão. Com esse número, o estado goiano teve um aumento de 379% no número de raios em relação a 2022, quando esse número foi de 3,8 milhões. 

O aumento de registro de raios no estado pode causar interrupções no fornecimento de energia elétrica, uma vez que as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito. Com isso, equipamentos podem ser afetados e acidentes, causados. A Equatorial afirma que enchentes, alagamentos e descargas atmosféricas, com ventos intensos, favorecem as situações de risco. 

A Equatorial realiza o levantamento em parceria com Climatempo que, com os técnicos do Centro de Operações Integradas (COI), monitoram em tempo real as condições climáticas. Com base nesse monitoramento, a concessionária elencou os dez municípios com maior incidência de raios em Goiás. 

Cidades mais afetadas

Dessa forma, os dez municípios com maior incidência de raios são, respectivamente, Niquelândia, Rio Verde, Cavalcante, Jataí, Cristalina, Mineiros, Serranópolis, Caiapônia, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia. Assim, a Equatorial informou alguns cuidados que a população pode tomar para evitar maiores danos em decorrência disso. 

Se estiver dentro de casa, os principais cuidados são: evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada. Evite, também, o uso de chuveiro ou torneira elétrica, consertos de instalações elétricas e, se possível, permanecer dentro de casa enquanto estiver chovendo.   

Já os cuidados para se estiver fora de casa são: não encostar em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas, não tocar em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos, não tentar carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos, nunca tentar desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria e evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.