Goiás registra menor índice de umidade do ano e Inmet emite alerta

Ao registrar índice de 5% de umidade em Goiás neste domingo (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de emergência devido à continuidade do tempo seco. Com o menor índice do ano, é necessário tomar cuidados com a saúde.

Na tarde de domingo, a umidade chegou a 5% em Pires do Rio, no sul de Goiás. No mesmo momento, a temperatura era de 30°C. Segundo o órgão, Jataí e Goiânia registraram 7%.

Segundo o instituto, o índice deve ficar abaixo dos 12% em Goiás nesta segunda-feira (13). Com isso, há um grande risco à saúde, causando dores e cabeça e agravando doenças pulmonares, além de aumentar as chance de incêndios em áreas de mata.

Para tentar minimizar os efeitos do tempo seco, é necessário beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar umidificadores de ar e evitar bebidas diuréticas, como café e álcool.

A previsão é que a situação continue de grande perigo ou de alerta até a tarde de quarta-feira (15), quando uma nova frente fria deve chegar ao estado trazendo chuvas em algumas áreas e aumentando a umidade.

Reprodução/ Inmet

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp