Ao registrar índice de 5% de umidade em Goiás neste domingo (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de emergência devido à continuidade do tempo seco. Com o menor índice do ano, é necessário tomar cuidados com a saúde.
Na tarde de domingo, a umidade chegou a 5% em Pires do Rio, no sul de Goiás. No mesmo momento, a temperatura era de 30°C. Segundo o órgão, Jataí e Goiânia registraram 7%.
Segundo o instituto, o índice deve ficar abaixo dos 12% em Goiás nesta segunda-feira (13). Com isso, há um grande risco à saúde, causando dores e cabeça e agravando doenças pulmonares, além de aumentar as chance de incêndios em áreas de mata.
Para tentar minimizar os efeitos do tempo seco, é necessário beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar umidificadores de ar e evitar bebidas diuréticas, como café e álcool.
A previsão é que a situação continue de grande perigo ou de alerta até a tarde de quarta-feira (15), quando uma nova frente fria deve chegar ao estado trazendo chuvas em algumas áreas e aumentando a umidade.