DE registra a primeira morte por dengue em 2025, diz governo
Segundo dados da secretaria, já foram confirmados 2,9 mil casos de dengue neste ano. Além do óbito registrado, seis mortes estão sob investigação. A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás confirmou a primeira morte por dengue registrada no estado em 2025. A vítima morava em Heitoraí, na região central de Goiás.
Atualmente, 14 municípios goianos encontram-se em situação de emergência devido ao aumento expressivo de casos da doença. No ano anterior, Goiás enfrentou uma epidemia de dengue, com 321 mil casos confirmados e 429 mortes.
Depois de 17 anos, a dengue do tipo 3 foi registrada em três cidades goianas: Anápolis, Goiatuba e Rio Verde, segundo a Secretaria de Saúde de Goiás. O médico infectologista Marcelo Daher explicou os riscos da doença e o impacto dela no dia a dia dos goianos. O médico lembrou da epidemia de dengue tipo 2 ano passado que, segundo ele, foi a maior epidemia do mundo.
SINTOMAS:
Os sintomas da infecção provocada pelo sorotipo 3 são semelhantes aos dos outros tipos do vírus: febre alta, acima de 38,5°C; dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos; dores musculares e nas articulações; manchas vermelhas na pele; náuseas e vômitos; mal-estar; falta de apetite. O médico aponta ainda a importância da vacina, disponível tanto na rede pública, quanto na rede privada.
A subsecretária de Vigilância da Saúde, Flúvia Amorim explica que algumas ações vão continuar sendo realizadas: controle do vetor, diminuição do criadouro, orientação da população para procurar o posto de saúde, evitar a automedicação e iniciar a hidratação o quanto antes. Para 2025, o estado de Goiás pretende iniciar a borrifação domiciliar, estratégia para lugares pequenos com grande aglomeração. Essa borrifação é um inseticida que borrifa na parede e tem a facilidade de evitar o mosquito por longo prazo.