Press "Enter" to skip to content

Goiás registra queda de 3,3% na produção industrial após oito meses em alta

Última atualização 13/03/2024 | 15:43

Dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 13, apontam uma queda de 3,3% na produção da indústria goiana em janeiro, em comparação com dezembro de 2023, marcando o primeiro resultado negativo após oito meses de crescimento.

Apesar disso, em relação a janeiro de 2023, houve um aumento de 10,2%. O acumulado dos últimos 12 meses registrou um crescimento de 6,4%.

No âmbito nacional, a indústria brasileira também apresentou uma redução de 1,6% em janeiro, comparado a dezembro do ano anterior. Porém, em relação a janeiro de 2023, houve um avanço de 3,6%. O acumulado dos últimos 12 meses foi de 0,4%.

O IBGE realizou esta análise em 15 estados na comparação entre janeiro e dezembro. Goiás registrou o quarto maior recuo, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul (-3,8%), Pará (-4,9%) e Espírito Santo (-6,3%).

Entre os estados com crescimento, o Amazonas se destacou com um aumento de 16,7% na produção industrial, seguido por Mato Grosso (4,4%), Bahia (2,1%) e Paraná (1,9%).

A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) fornece indicadores mensais de produção para as indústrias extrativa e de transformação. Esses dados possibilitam a análise da produção ao longo do tempo, tanto dentro de uma mesma unidade federativa quanto entre diferentes estados e setores de atividade.