Goiás registrou 10 mortes por Covid-19 ao longo desta semana

De segunda-feira (21) para cá, Goiás sofreu 10 perdas para a Covid-19 em todo o Estado. A informação é da superintendente de Vigilância Sanitária de Goiás, Flúvia Amorim, e não refletem as informações contidas no painel da Secretaria Estadual de Saúde (134) – já que o programa não é alimentado em tempo real. Mas conforme ela, fruto da vacinação, entre outros componentes, os casos de óbitos vêm caindo substancialmente.

“Estamos observando a diminuição de mortes nas últimas quatro semanas. Nesta semana, inclusive, foram registrados 10 óbitos pela doença. A gente avalia as mortes pela data de ocorrência, já que caso o município registre muitos óbitos e não consiga registrar todos, ele vai registrar os que faltaram no outro dia, dando uma falsa impressão de que todas as pessoas morreram naquela determinada data”, explicou.

Para Flúvia, a baixa no número de óbitos é um reflexo da vacinação no estado, que possuí cerca de 85% da população acima de 5 anos imunizada parcialmente contra a doença.

“Vários fatores contribuíram para a diminuição de óbitos, mas o principal foi a vacina, ela foi essencial para preservar a vida da população. Temos mais de 5 milhões de pessoas imunizadas contra a Covid-19 com a primeira dose. Porém, mais de 2 milhões de pessoas não tomaram a dose de reforço e outras 900 mil ainda não se imunizam. Não temos uma data prevista ainda para quando a pandemia irá acabar, mas estamos caminhando para o fim que deve acontecer em um futuro próximo”, concluiu.

Leitos

Assim como os óbitos, a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria destinados à pacientes com Covid-19 também sofreram queda. Na tarde desta quinta-feria (24), por exemplo, os leitos estaduais de UTI estavam em 49%, enquanto que os de enfermaria operavam com 20% da capacidade total. Já os leitos de UTI a enfermeira pediatricos operavam com 91% e 57% dos leitos ocupados, respectivamente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp