Press "Enter" to skip to content

Goiás registrou três idosos vítimas de violência por dia em 2022

Última atualização 11/02/2023 | 08:35

A violência contra o idoso sofreu um aumento de 9,1%, em Goiás, durante o ano de 2022, de acordo com a Secretaria da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ao todo, a pasta contabilizou 1.162 casos de pessoas acima de 60 anos vítimas de violência. Ou seja, por dia, três idosos foram agredidos, maltratados ou até mesmo abusados sexualmente. Por mês, esse número chega a 96 ocorrências. 

No mesmo período do ano passado, a SSP contabilizou 1.065 idosos vítimas de violência. Mesmo apresentando aumento de forma geral, algumas áreas como maus-tratos (67 casos) e abandono de incapaz (6 casos) apresentaram redução de 16,2% e 66,6%, respectivamente. Entretanto, crimes como: lesão corporal (1.064 casos) e estupro (25), apresentaram aumento de 11,3% e 78,5%.

Para o delegado Alexandre Alvim, da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI), o aumento dos crimes contra a pessoa idosa pode estar relacionado a pandemia e a conscientização da população, que passou a denunciar mais.

“O acréscimo no número de ocorrências começou a ser percebido desde a pandemia, quando o idoso ficou mais tempo com o agressor. Além disso, devido às restrições, muitas vezes a única renda da família era proveniente do auxílio do idoso. Isso fez com que gerasse mais atrito entre as famílias”, explicou. 

Perfil

Conforme o delegado, as pessoas que praticam atos de violência, normalmente, são responsáveis pelos cuidados das vítimas, como filhos e cuidadores. Alexandre conta que os crimes mais comuns são exploração financeira, abandono de incapaz e maus-tratos. 

O investigador conta ainda que é possível identificar um idoso vítima de violência por meio das suas ações. Por exemplo, se a vítima está mais calada, é necessário tentar entender o motivo do silêncio. Atitudes de familiares como gritos e outras ações também podem indicar crimes.

“É importante que seja denunciado, para que a delegacia tome as providências. Tentamos ao máximo não retirar o idoso da família, apenas em último caso, se não tiver condições, ele é encaminhado para um abrigo”, conta.

Para denunciar esse tipo de crime, a Polícia Civil (PC) disponibiliza duas delegacias especializadas no atendimento ao idoso, além de contatos exclusivos para denúncias como o Disque 197, Disque 180 e o fixo das delegacia de Goiânia (62 3201-1501) e Anápolis (62 – 3328-2736). Os crimes também podem ser denunciados por meio do site da corporação.

Penas pequenas

Por mais que os crimes contra a pessoa idosa sejam comuns, a pena para os agressores é pequena, se comparada com outros crimes. Casos de maus-tratos, agressão física e verbal, além de exploração financeira, por exemplo, possuem penas entre seis meses e quatro anos, visto que o Estatuto do Idoso não permite uma pena extensa.

“No geral, são penas pequenas. Não é nada que vai acabar coibindo, por si só, o crime contra o idoso. Na prática, a gente precisaria que isso fosse alterado, para ter pernas severas”, concluiu.