Goiás se prepara para receber Jogos Universitários Brasileiros

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, afirmou que a 65ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), lançada na última sexta-feira, dia 29, no Blue Tree Hotels, em Goiânia, será a “melhor da história”. Goiás é reconhecido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) como o Estado que promoveu uma das mais bem organizadas edições da história dos JUBs, realizada em 2013. A competição, que deve receber 5 mil competidores entre atletas e comissão técnica, começa no próximo dia 18 e segue até o dia 29 de outubro.

Além de acreditar na superação do Estado como organizador do evento, a secretária Raquel Teixeira destacou o fomento continuado ao esporte promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), como o grande responsável pelos resultados positivos que os atletas goianos têm alcançado em competições nacionais e internacionais.

“Goiás entra nestes Jogos com quase 200 atletas, e como secretária de Esporte eu fico muito feliz e orgulhosa em dizer que mais de 50% dos atletas que entram em campo nos Jogos Universitários têm algum tipo de apoio do Governo de Goiás, seja com o Pró-Atleta ou Pró-Esporte”, lembrou Raquel Teixeira.

Pró-Esporte é um programa do Governo do Estado de Goiás, executado pela Seduce, de incentivo ao esporte. Pode ser requerido de maneira individual ou coletiva para qualquer modalidade. Já o Pró-Atleta é uma iniciativa que contempla atletas com bolsas que variam de R$ 250 e R$ 750, em Goiás.

No evento, por exemplo, estava presente a equipe do Hidráulica Brasil/Faculdade Araguaia, que recebe o incentivo do Programa Pró-Esporte. O time representou o País nos Jogos Universitários Sul-Americanos, disputados em Bogotá, na Colômbia, e foi campeão vencendo as donas da casa no início desta semana.

O presidente da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), Lusimar Santos, enfatizou a importância que a secretária Raquel Teixeira tem dado ao Esporte. “A grande expressão do esporte do Estado de Goiás foi alcançada graças ao empenho da professora Raquel Teixeira”, reconheceu Santos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos