Goiás: segunda morte de criança por Covid-19 acende alerta para importância da vacinação

Garotos de dois e cinco anos de idade faleceram no interior de Goiás após complicações da doença que já matou 44 crianças no estado

Dois garotos morreram nesta semana no interior de Goiás por causa da covid. Os óbitos ocorrem pouco mais de uma semana após o início da vacinação infantil contra coronavírus e alerta para a importância da aplicação das doses nesse público. José Vitor Xavier, de 2 anos, morador de Morrinhos, e Marcos Jhon Marques, de 5 anos, de Santa Helena, faleceram em decorrência de complicações da doença.

No primeiro caso, o menino tinha sintomas de gripe que foram percebidos em 17 de janeiro pelos profissionais da creche onde ele ficava. Informada, a família buscou José Vitor, que ficou em casa até o retorno ao local, em 24 de janeiro.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Ele precisou de assistência médica no mesmo dia e foi internado, porém o quadro piorou e houve uma transferência para hospital municipal de Morrinhos. O diagnóstico de covid foi confirmado, mas a situação era grave e se complicou para uma para cardíaca e o garoto faleceu na terça (25).

LEIA TAMBÉM

• Goiás pode ter pelo menos três candidaturas isoladas ao Senado• Vídeo: O que aconteceu com promoter que agrediu ex-noiva, em Goiânia• Idoso é preso suspeito de transportar cocaína para outros países a mando de empresários de goianos

O segundo óbito foi de uma criança era especial atendida em uma unidade de saúde no sábado (22) e encaminhada para o Hospital Estadual de Santa Helena (Herso) onde testou positivo para a covid.

A equipe prestou o atendimento necessário a Marcos Jhon e o liberou para casa. Ontem, quarta (26), a mãe percebeu pela manhã que ele não se mexia. Ela buscou ajuda médica e foi identificada a morte por parada cardiorrespiratória.

Os especialistas na área da saúde têm alertado para a importância de proteger as crianças contra a doença. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, “cada dose dessas é uma vida salva”.

Óbitos

O estado de Goiás registrou 44 mortes de crianças abaixo de 10 anos por causa de covid desde o início da pandemia. Só neste ano foram quatro sendo duas nesta semana. No Brasil são 1.449, sendo a segunda causa de morte em crianças atrás apenas de acidentes de trânsito.

Desde segunda (24), o estado aplica doses pediátricas de Coronavac e Pfizer nas crianças a partir de 11 anos de idade. O calendário de vacinação em Goiânia é por ordem decrescente e começou a aplicação dos imunizantes na faixa etária de 5 anos.

Tags: