Press "Enter" to skip to content

Goiás sem máscara: população goianiense está dividida

Última atualização 10/03/2022 | 19:32

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES) deve publicar, ainda nesta semana, nota técnica que retira a obrigatoriedade de usar máscara ao ar livre. A decisão vale para municípios com pelo menos 75% da população vacinada, a partir dos cinco anos de idade, com início na próxima segunda-feira (14). O Diário do Estado foi às ruas ouvir a opinião da população, em Goiânia.

Francisco Ferreira, 29 anos, acha que já é mesmo a hora de retirar a máscara para andar nas ruas, mas, em locais fechados, ainda não. “Já tive contato com pessoa que tinham Covid-19 e estavam em ambientes fechados. Penso que se está com a doença tem que ficar em casa. Por isso, retirar a máscara na rua, tudo bem. Em ambiente fechado tem que usar”, opina.

A queixa de se sentir incomodado com a máscara é comum. Caso de Luiz Carlos, ex-jogador de futebol profissional, de 54 anos. Ele acredita que toda forma de prevenir é boa, mas confessa que não se dá muito bem com a máscara. “Não vou mentir, me sinto sufocado, principalmente em lugares abafados. Mas sei que ajuda bastante”, relata. Sobre a decisão da SES, que deve começar a valer a partir da próxima segunda-feira (14), ele acredita ser reflexo do comportamento e da vontade da população. “Muita gente se sente incomodada [ao usar a máscara]”, comenta.

Luiz Carlos diz que costuma ficar sem máscara na rua, mas a coloca quando alguém chega perto. (Imagem: Letícia Brito)

A técnica em prótese dentária, Neuza Aparecida Silva, acha que ainda é cedo. “Nem todo mundo vacinou, tenho exemplo disso na minha família: 90% vacinaram, 10% são contra a vacina, infelizmente”. Aos 62 anos, ela enfrenta um problema de saúde no pulmão e não vai retirar a máscara, mesmo com a liberação da SES. “Eu vou continuar usando”, pontua.

Imagem: Na pandemia, dona Neuza aprendeu a fazer máscaras. Confeccionou, inclusive, a que usa na foto. (Imagem: Letícia Brito)

 

Sherola Pimentel, massoterapeuta, concorda com a retirada da máscara ao ar livre. “Acho que vai ser bom. Acredito que vai melhorar bastante para a população”. A também esteticista, de 41 anos, diz se sentir sufocada com a máscara, que a incomoda. “Toda hora a gente quer retirar ela para respirar”, comenta.

Imagem: Sherola é proprietária de um espaço estético, em Goiânia. (Imagem: Letícia Brito)

Tem quem fique sem máscara, normalmente, mas use no ambiente de trabalho. Lucas Luiz, vendedor, é um exemplo disto. Ele, que ainda não se vacinou, mas diz que pretende fazê-lo, demonstra receio com a liberação da máscara ao ar livre . “Acho que não é uma coisa boa. Transporte público, por exemplo, tem muita gente, uma em cima da outra. A região da [rua] 44 também. Agora, se for em uma praça, sem muita circulação de gente, acho que seria uma boa, para ficar mais à vontade”, opina.

Lucas trabalha em uma loja de roupas e tem 23 anos. (Imagem: Letícia Brito)