O Governo de Goiás, sob a liderança do governador Daniel Vilela, lançou nesta terça-feira (19/5) a edição do Goiás Social em Formosa, oferecendo mais de 1,5 mil cartões sociais e serviços de saúde gratuitos para famílias em situação de vulnerabilidade. O evento, que se estende até a quarta-feira (20), acontece no Centro Esportivo Jardim Califórnia e é a primeira de sete edições do programa que contemplará municípios do Entorno do Distrito Federal ao longo das próximas semanas. A iniciativa representa um investimento significativo na melhoria da qualidade de vida da população local, abordando necessidades prementes.
A gestão atual do Governo de Goiás tem se destacado pelo aumento no orçamento destinado a ações sociais, que passou de R$ 150 milhões em 2022 para R$ 200 milhões em 2023, refletindo um esforço sensibilizado para resgatar compromissos com as comunidades. Desde o início da administração de Daniel Vilela, programas como o Goiás Social têm buscado transformar a realidade de milhares de goianos, com ênfase em saúde, educação e assistência social, destacando um salto de 20% no número de beneficiários atendidos em relação ao governo anterior.
Em seu discurso inaugural, Daniel Vilela enfatizou a proximidade do Governo de Goiás com a população local. “O Goiás Social é o maior projeto de transformação social do Brasil. Estamos aqui para facilitar a vida das pessoas, oferecendo todos os programas sociais em um único lugar”, destacou o governador. A primeira-dama e coordenadora do programa, Iara Vilela, complementou, sublinhando a importância da continuidade das ações sociais iniciadas por sua antecessora, a ex-primeira-dama Gracinha Caiado, e reafirmou o compromisso de que “ninguém em Goiás fica para trás”.
O que inclui o Goiás Social em Formosa?
No decorrer do Goiás Social em Formosa, a população teve a oportunidade de acessar diversos serviços essenciais. Ao todo, foram entregues cartões dos programas Mães de Goiás (948), Dignidade (66), Goiás Por Elas (189) e Goiás + Inclusivo (29). Além disso, o evento disponibilizou emissão de documentos como carteira de identidade e o Passe Livre da Pessoa com Deficiência. O cronograma incluiu também a atuação da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que garantiu a entrega de cadeiras de rodas e fraldas, além de serviços de saúde como vacinação e exames preventivos, demonstrando a integração das ações de diferentes secretarias para maximizar o alcance dos serviços oferecidos.
Os desdobramentos do Goiás Social em Formosa refletem um esforço contínuo para atender populações historicamente negligenciadas. Com a expectativa de atender 20 municípios até o fim do programa, a iniciativa visa não apenas oferecer suporte imediato, mas também fomentar um sentimento de inclusão e dignidade. Essa abordagem é parte de um esforço maior de expansão dos serviços sociais em Goiás, permitindo que mais famílias recebam o suporte necessário para melhorar sua qualidade de vida.
Ampliar o acesso à saúde e assistência social é uma prioridade para o governo, especialmente em uma época marcada por desafios econômicos e sociais. No evento, Fabíola Alves dos Santos, 29 anos, beneficiária do programa e mãe de quatro filhos, destacou: “A ajuda é essencial para as despesas de casa. Sem isso, seria muito mais difícil”. O acesso a esses benefícios representa um passo importante para a transição das famílias para uma situação de maior estabilidade financeira.
Quais são os próximos passos do Goiás Social?
O Goiás Social está programado para continuar sua jornada por outros municípios com a mesma estrutura que foi estabelecida em Formosa. Até o momento, a experiência foi vista como um modelo exemplar de como o governo pode se aproximar da população e efetivamente transformar vidas. A análise inicial indica que o programa reforça a necessidade de parcerias entre diferentes esferas de governo e instituições para garantir que os serviços cheguem a quem mais precisa. Como observou o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, “vamos continuar avançando por mais cidades. Formosa é só o começo”.
As ações do Goiás Social são um reflexo dos objetivos do governo de intensificar as políticas sociais em Goiás, especialmente num contexto de recuperação econômica pós-pandemia. A gestão atual busca não só otimizar os recursos disponíveis, mas também melhorar o envolvimento da população nas decisões sobre políticas públicas. Historicamente, o acesso a melhorias sociais foi escasso em algumas regiões, mas mudanças como essa já estão evidenciadas em estatísticas recentes, onde as taxas de beneficiários desses programas cresceram consideravelmente.
Por fim, o Governo de Goiás continua a planejar estratégias para futuras edições do Goiás Social, com o intuito de transformar as ações em um modelo a ser seguido nacionalmente, promovendo um impacto positivo não apenas no estado, mas potencialmente em todo o Brasil. O legado que ações como esta podem deixar na vida do goiano é inegavelmente crucial para a formação de uma sociedade mais unida e esperançosa.



