Goiás Social e OVG iniciam atendimentos no Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade

Por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o Governo do Estado abriu o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) de Trindade nesta sexta-feira (28/06). O espaço, que funcionará de forma ininterrupta até o final da Romaria, disponibiliza lanches, incluindo pão com manteiga, café, suco, água e o tradicional leite com canela; além de espaços de descanso, capela para orações, banheiros e telão com transmissão das celebrações da Basílica, tudo sem nenhum custo. O local conta ainda com ambulância de plantão e oferece massagens, atendimentos de primeiros-socorros e de cuidados de saúde, como aferição de pressão arterial.

“O CAR de Trindade é um espaço todo pensado para acolher os romeiros que estão em peregrinação ao Santuário do Divino Pai Eterno. Essa é uma das expressões de fé mais conhecidas e bonitas de Goiás, além de toda a riqueza cultural que encontramos nos carros de boi, nas caminhadas. Ao longo dos 10 dias da Romaria, período em que estaremos aqui com esses serviços do Goiás Social e da OVG, esperamos receber mais de 400 mil romeiros com atendimentos 24 horas por dia. Tudo foi pensando com muito amor e carinho”, garante a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Melhorias

Neste ano, a estrutura do Centro de Apoio ao Romeiro conta com novidades para acolher os devotos que percorrem os 18 quilômetros da Rodovia dos Romeiros, entre Goiânia e Trindade. O local conta com piso de concreto, conexão wi-fi gratuita e um número maior de banheiros.

“A cada ano, avaliamos as necessidades de quem passa pelo CAR para que possamos levar um atendimento cada vez melhor aos goianos, garantindo a segurança e o bem-estar de quem precisa desse ponto de apoio durante a Romaria. Essa é a preocupação do governador Ronaldo Caiado: investir em qualidade de vida nas mais diversas frentes. É por isso que Goiás hoje é exemplo para todo o Brasil”, frisa Gracinha Caiado.

CAR Trindade

O Centro de Apoio ao Romeiro é uma iniciativa do Governo de Goiás, desenvolvida pela OVG e pelo Goiás Social, que conta com o apoio de parceiros da iniciativa privada e órgãos governamentais, além de voluntários e beneficiários do ProBem, com o objetivo de oferecer suporte aos devotos do Divino Pai Eterno durante a Festa de Trindade.

No ano passado, 430 mil pessoas passaram pelo local, que conta com uma padaria própria e produziu 270 mil pães, 180 mil litros de café, 22 mil litros de leite com canela e prestou mais de sete mil atendimentos em saúde.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp