Press "Enter" to skip to content

Goiás tem 40 espécies de animais, plantas e microalga marinha invasores 

Última atualização 27/03/2023 | 15:42

Abelha, rã, cachorro, capim, peixe e até microalga são exemplos de 40 espécies invasoras ao habitat de Goiás. As informações fazem parte do Banco de Dados Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, do Instituto Hórus. No Brasil, o grupo de não nativos ao ecossistema chega a 210. Um dos grandes problemas da presença deles é a redução e prejuízo da flora e fauna do Cerrado locais.

 

Em alguns casos, a chegada de um ser vivo a outra região é difícil de ser explicada, como no caso do dinoflagelado pertencente a um plâncton marinho registrado no estado. A justificativa costuma ser por inferência sobre processos de invasão biológica com base no conhecimento de que as espécies não existiam num dado local ou região.

 

Parte das ocorrência é de animais e plantas com fins ornamentais. Introduzido no Brasil no século 16 por imigrantes, o pombo-doméstico, por exemplo, é originário da Europa, norte da África, Oriente Médio e Ásia e chegou ao País como animal de estimação. Atualmente, ele é um risco à saúde devido à grande proliferação pela fácil adaptação ao ambiente urbano e potencial disseminação de doenças das quais é vetor, como a criptococose.

 

Para a fundadora do Instituto Hórus, Silvia Ziller, seria importante ter um controle sobre essas espécies que têm potencial invasor, impondo, por exemplo, restrições ao seu comércio. “As plantas ornamentais, de uso comum, tinham que ser banidas, na medida em que estejam nas listas de plantas invasoras. Então as floriculturas teriam que ser fiscalizadas no sentido de não produzir e não vender mais essas plantas, que a gente sabe que são plantas-problema”, destaca.

 

Segundo ela, além disso, é preciso investir na detecção precoce, ou seja, na medida em que as unidades de conservação forem percebendo o surgimento de espécies exóticas invasoras, elas vão sendo eliminadas. “Na medida em que tem controle, você consegue ir eliminando”.

 

Plantas têm uma dispersão mais fácil do que a fauna, uma vez que sementes e esporos de são de difícil contenção. No entanto, segundo Ziller, sua eliminação acaba sendo mais fácil porque, diferentemente dos animais, as plantas ficam paradas. “Com uma abordagem correta de controle, você consegue ao longo do tempo fazer uma diferença gigantesca, na restauração de elementos naturais, tirando essas espécies [exóticas invasoras]”.

 

A Agência Brasil tentou ouvir o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre as estratégias para lidar com espécies exóticas invasoras, mas não obteve resposta. (com informações da Agência Brasil)

 

Confira a lista de “invasores” em Goiás:

 

1-Abelha-africana

2-rã-touro

3-cão haushund

4-cipó-de-chumbo

5-capim-cameron

6-dinoflagelado

7-tucunaré-amarelo

8-tucunaré

9- tucunaré-azul

10-bagre-africano

11-tambaqui

12-pombo-doméstico

13-tilápia

14-berbigão

15-carpa-comum

16-besouro-africano

17-moroba

18-tariputanga

19-lagarta-da-teca

20-capim-jaraguá

21-lebre-europeia

22-mexilhão-dourado

23-samambaia-da-pedra

24-melanóide

25-capim-cabelo-de-negro

26-estrela-branca

27-tilápia-do-nilo

28-tilápia

29-pinheiro-americano

30-barrigudinho

31-corimbatá

32-piranha-caju

33-guarã-guarã

34-tigre-d’água

35-carrapicho-do-mato

36-braquiária

37-capim-braquiária

38-rã-africana

39-espada

40-tartaruga-america

(Fonte:  Banco de Dados Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, do Instituto Hórus)