Goiás está em alerta devido ao risco de tempestades intensas esta semana. A combinação de calor e umidade alta é a principal causa desse aumento no risco de chuvas fortes e temporais. Especialistas afirmam que a formação de tempestades é influenciada por condições climáticas favoráveis, como cavados que ajudam a formar nuvens de tempestade.
As autoridades alertam para a possibilidade de acumulados de chuva que podem causar alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia. Os ventos fortes associados a essas tempestades também representam um risco significativo para a população.
Tempestade
Segundo relatório do Centro De Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o tempo nesta quinta-feira, 20, o tempo no Estado deve permanecer com sol e nublado, podendo ter tempestades isoladas causadas pelo avanço de uma frente fria que atinge a região Sudeste brasileira.
Os municípios na região Oeste, Central e Sul devem registrar o maior acumulo de chuvas, podendo ter precipitações de até 35 mm. Já as regiões Sudoeste, Norte e Leste devem registrar até 30 mm e 25 mm, respectivamente.
Cocalzinho de Goiás, no Entorno do DF, deve registrar o maior nível de chuva no Estado, com até 20 mm. Já Goiânia, a previsão é de até 12 mm no dia, com temperatura chegado a casa dos 32ºC.