O final de semana, 22 e 23, não deve ser dos mais interessantes para quem quer curtir fora de casa. É que há alerta de perigo e perigo potencial para chuvas intensas em Goiás, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para o goianiense, em especial, a situação é preocupante, já que a capital está entre aquelas que devem ter mais chuvas, na casa dos 10 mm, ainda que em áreas isoladas, com a ocorrência de rajadas de vento e raios. A temperatura deve variar entre 19ºC e 30ºC.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) detalha também que aproximadamente um terço dos municípios, pouco mais de 80, já podem ter chuvas fortes e volumosas neste sábado. Como consequência, elas podem vir acompanhadas de alagamentos, quedas de galhos e árvores, além de eventuais cortes no fornecimento de energia elétrica.
Além de Goiânia, municípios como Trindade, na região metropolitana, Rio Verde, Mineiros, Jataí e Goiás também podem enfrentar chuvas mais violentas, que podem chegar aos 100 mm em um único dia. Nelas, os ventos são outro perigo, já que a previsão é que variem entre 60km/h e 100km/h.
O fenômeno esperado para este final de semana se deve à chegada de uma massa de ar frio que se desloca do Sul do país, quebrando o padrão de calor intenso e baixa umidade e provocando a formação de áreas de instabilidade.