Press "Enter" to skip to content

Goiás tem alerta para tempestades com potencial “poder” de destruição

Última atualização 06/03/2023 | 16:05

Um alerta foi emitido para o risco de tempestades em todo o estado de Goiás. O aviso meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido  entre hoje, segunda-feira, 06, e amanhã, terça-feira, 07. As fortes chuvas devem ter intensidade de 30 a 60 mm/h e os ventos podem variar entre 60 e 100 km/h.

 

O órgão chama atenção para a possibilidade de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A recomendação é seguir as orientações da defesa civil local e do plano de contingência municipal e ligar para os números 199 ou 193, em caso de emergência. 

 

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimhego), a combinação calor e umidade está favorecendo a formação de áreas de instabilidade em Goiás. A partir desta terça, o avanço de uma frente fria pelo litoral na altura do estado de São Paulo começa a influenciar o território goiano com o aumento de nebulosidade, Na prática, a previsão é de pancadas de chuvas irregulares, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios.

 

A temporada de chuva parece ter sido mais intensa neste ano, mas os dados do Inmet apontam que a quantidade registrada ficou dentro da média em fevereiro. Ao todo, a capital goiana registrou 12 dias de chuva, totalizando 236,5 mm. Além dos prejuízos financeiros, o risco para a saúde humana é alto. Para evitar ou minimizar o impacto desses efeitos climáticos, um alerta com informações preventivas foi emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). 

 

A maior preocupação é com as doenças causadas pela enchentes decorrentes das tempestades. A água suja pode ter sido contaminada através de esgoto e dejetos de animais, como ratos.  O tétano e a leptospirose costumam ter mais registros médicos após inundações dentro e fora de Goiás. Os alimentos também podem ser tornar uma fonte de transmissão de microrganismos que afetam o corpo humano, o que torna necessário adotar duas precauções. 

 

Alerta

 

A solicitação de cadastramento para recebimento de avisos e alertas de desastres emitidos pelo governo federal pode ser feito enviando uma mensagem de SMS para o número 40199 com o CEP da residência ou área que deseja monitorar.

 

A confirmação do cadastro no sistema de alerta é enviada em seguida com a resposta “Cadastro realizado com sucesso. O seu celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil”. O serviço é gratuito para o cidadão. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.