Neste domingo, 26, a combinação de calor e umidade deve provocar tempestades em várias cidades de Goiás, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica chuvas intensas e ventos fortes, o que pode causar diversos problemas para a população.
De acordo com o Inmet, as chuvas podem alcançar volumes de 30 a 60 mm por hora, enquanto os ventos podem chegar a velocidades de 60 a 100 km/h. Essas condições climáticas aumentam o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Regiões mais afetadas
As regiões Centro, Leste, Sul, Norte e Noroeste de Goiás são as mais afetadas por esses alertas. Municípios como Aruanã, Ceres, Cristalina e Cocalzinho de Goiás estão entre os que devem enfrentar as condições mais adversas.
O Inmet orienta a população a tomar precauções durante as tempestades. É recomendado não se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em períodos de chuva intensa, é aconselhável evitar o uso de aparelhos elétricos e desligar o quadro geral de energia, se possível.
Para mais informações e orientações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).