O resultado do Programa Universidade Para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2025 será divulgado nesta terça-feira, 4, a partir das 18h, no site do Ministério da Educação (MEC). Em Goiás, estão disponíveis 15.786 vagas. No total, o programa oferece 338.444 bolsas em todo o país, sendo 203.539 integrais e 134.905 parciais.
Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter alcançado pelo menos 450 pontos de média nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ou 2024, além de ter obtido nota superior a zero na redação.
Os pré-selecionados deverão comprovar informações como renda familiar per capita e escolaridade. Caso a turma para o curso escolhido não seja formada, a vaga será cancelada, mas o candidato poderá tentar a segunda chamada ou a lista de espera.
As bolsas do Prouni são voltadas para estudantes brasileiros sem diploma de nível superior e matriculados em instituições particulares. O programa também reserva cotas para pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
O MEC disponibilizará a lista de aprovados em seu site, onde também será possível consultar as datas da segunda chamada, prevista para 28 de fevereiro, e da lista de espera, que será divulgada em 1º de abril.
Diferença entre Prouni e Sisu
O Prouni concede bolsas de estudo em universidades particulares, enquanto o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece vagas em instituições públicas. Os candidatos podem se inscrever em ambos os programas, mas devem optar por apenas um no momento da matrícula.
Em casos de empate, o Prouni adota critérios como a nota da redação, seguida pelo desempenho nas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.