Goiás tem primeira criança registrada por biometria

Nesta quinta-feira,12, a família do pequeno Felipe Neres da Mota, de cinco meses, recebeu um certificado das mãos do presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), Hélio José Lopes, comprovando que ele foi a primeira criança a ser registrada em Goiás pelo Bebê Ipasgo. Ação foi realizada pelo Governo de Goiás, por meio de uma parceria inédita entre o Instituto, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO)e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Felipe passou por uma biometria neonatal assim que nasceu, no dia 4 de julho, no Hospital da Mulher, em Goiânia.

O projeto-piloto, criado em julho de 2020 pelo governador Ronaldo Caiado, está  em fase de teste e já conta com a adesão de 29 famílias. Através dele, possível evitar problemas em maternidades, como, por exemplo, trocas, roubos, vendas, tráfico e adoções ilegais. A criança é, também, incluída como dependente sem carência e os pais recebem o cartão de usuário logo após o nascimento. 

A mãe do primeiro bebê registrado biometricamente na maternidade em Goiás, Luana Neres, afirmou que se interessou pela ação assim que a equipe do Ipasgo explicou do que se tratava. “Achei uma ideia fantástica. De fato, uma proposta inovadora. Traz segurança para a família; e eu, com certeza, indico a outras usuárias do Ipasgo que estão gestantes”, declarou .

Hélio José Lopes, presidente do Ipasgo, foi a casa da família para efetuar a entrega. “Desejamos muita sorte e saúde na vida do Felipe. Conversando com a mãe, vimos na prática como esse projeto é eficiente. Ela disse que, assim que ele saiu da maternidade, já usou sua carteirinha para uma consulta com o pediatra”, afirmou .

A usuária do Ipasgo gestante que se interessar pelo projeto, pode entrar em contato com a Gerência de Ação Preventiva (Geprev), pelo telefone 3238-2423, e solicitar a adesão.  Após a fase de teste, o Bebê Ipasgo estará disponível a todas as gestantes usuárias do plano de assistência.

Fotos: Ipasgo

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp