Vídeo: Goiás tem primeiro dia de vacinação tranquilo

Vacinação no estado teve o pontapé inicial logo cedo e teve pouca fila em Goiânia. Municípios têm critérios diferenciados para imunizar cerca de 726 mil crianças goianas

O grande dia chegou para famílias e crianças goianas de 5 a 11 anos. A vacinação no estado teve o pontapé inicial logo cedo e teve pouca fila em Goiânia. A ideia dos municípios é escalonar a imunização com critérios diferenciados em cada um deles até completar o esquema vacinal em maio, no máximo. Esse público em Goiás conta com cerca de 726 mil crianças.

O calendário de vacinas dos pequenos prevê duas doses, assim como para os adultos, mas com intervalo entre elas de oito semanas. A estratégia adotada pelas 246 cidades goianas não foi uniforme: algumas optaram pelo critério de idade decrescente, outros escolheram dar início pelas crianças com comorbidades e deficientes e ainda há os que prefeririam atuar concomitantemente às duas especificidades. O agendamento também não foi unanimidade.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Em Goiânia, João Pedro, de 11 anos, foi a primeira criança vacinada. Ele e o pai foram os primeiros na fila no Centro Municipal de Vacinação, no setor Pedro Ludovico, onde houve um pequena fila. A capital recebeu 8,9 mil doses dos imunizantes da Pfizer que serão aplicados em 15 locais exclusivos de vacinação.  Nas segunda e terceira maiores cidades do estado, a distribuição ficou assim: Aparecida de Goiânia recebeu 3,9 mil e Anápolis conta com 2.430 doses da vacina pediátrica.

LEIA TAMBÉM

• “Posso ajudar muito mais sendo médica”, atesta Ludhmilla Hajjar• Imunização contra Covid, Influenza e Sarampo continua neste sábado,14, em Goiânia• Covid-19: veja onde se imunizar nesta sexta-feira, 13, em Goiânia

A superintendente em Vigilância de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), Flúvia Amorim, tem engrossado o coro de especialistas ressaltando a eficácia da vacina. Ela, inclusive, tem criticado a disseminação de notícias falsas sobre efeitos adversos da aplicação das doses em crianças. Segundo ela, a vacina é segura.

O governador de Goiás fez um apelo aos goianos em prol da imunização contra covid. “A vacinação é a forma mais segura para evitar as formas mais graves da doença, aquelas em que é necessário o acompanhamento médico e até mesmo internação. Vamos cuidar das nossas crianças. A vacinação salva vidas”, disse Ronaldo Caiado.

O estado recebeu 44.300 doses da vacina pediátrica contra o covid no sábado (15). Na madrugada desta segunda (17) devem chegar mais 44 mil doses, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Atenção

No posto de vacinação é necessário que os pais ou responsáveis legais da criança apresentem os documentos de identificação do pequeno e os cartões do SUS e de vacinação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda atenção dos acompanhantes das crianças antes e após a vacinação.

A autarquia orienta observar a cor do frasco, Para os pequenos, ela é laranja, e para os adultos, roxo. Outra recomendação sugere a permanência dos meninos e meninas no local onde a dose foi aplicada por 20 minutos para observação.

Confira o vídeo do primeiro dia de vacinação:

Tags: