Press "Enter" to skip to content

Goiás tem queda de 35,29% de notificações de zika vírus em 2023

Última atualização 22/08/2023 | 11:12

O número de casos de notificação de zika vírus em Goiás apresentou queda de 35,29% em 2023, até o início do mês de agosto. Foram 165 casos de notificação, dos quais 22 foram confirmados, de acordo com o dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO).

Dos 246 municípios goianos, em 16 deles foram registradas notificações da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Luziânia foi o município com o maior número de notificações, 72 ao todo, seguido por Goiânia, com 17 casos de notificação de zika vírus em Goiás.

Em nove municípios, foram registrados os casos confirmados. Entre os municípios com casos confirmados estão Aparecida de Goiânia, Mineiros, Itumbiara, Iporá, Santa Helena de Goiás, Ivolandia, Morrinhos, Anápolis e Bela Vista de Goiás.

Goiás está contra tendência nacional

A redução vai no sentido contrário do que tem sido registrado no País, que subiu 20% de janeiro até o dia 8 do último mês de julho, se comparado ao mesmo período de 2022.

Em número absolutos, o aumento no Brasil foi de 5.910, no ano passado, para 7.093, neste ano. A Região Sudeste foi a que apresentou maior aumento dos casos, crescimento de 11,7%.

De acordo com o Ministério da Saúde, os dados ainda são preliminares e sujeitos a alterações. Esse aumento foi maior no mês de abril e, em resposta, o governo federal lançou campanha nacional de combato às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.