Goiás tem três vezes menos mortes violentas em relação à média nacional

Levantamento nacional aponta que Goiás foi um dos estados menos violentos do país no primeiro semestre deste ano. Os assassinatos caíram 14% em relação ao mesmo período do ano passado, ficando em nona colocação no ranking brasileiro. As informações constam no Monitor da Violência, um mapa nacional da segurança pública feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Núcleo de Estudos da Violência da USP e Portal G1.

O desempenho de Goiás somado ao Distrito Federal (DF) alavanca o resultado positivo na região Centro-Oeste, contrapondo o crescimento dos assassinatos acima de 10% em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O governador Ronaldo Caiado credita a redução das mortes violentas em Goiás aos investimentos na valorização e no aprimoramento das forças de segurança.

“Reconheço a eficiência da nossa polícia. Especializamos tropas e temos os melhores batalhões já vistos no Brasil”, avaliou.

Nos últimos anos, a atuação policial na região metropolitana da capital e no entorno de Brasília foram reforçadas com estratégias de inteligência e integração das polícias junto a entidades da área de Segurança Pública do DF e também do governo federal. Os números têm apresentado ritmo de queda desde 2019.

Foram 1.577 casos de latrocínio, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte em 2020 e 1.289  no ano seguinte. Uma queda de 10% nas mortes também foi verificada no período anterior, entre 2020 e 2019, em que foram registradas 178 mortes a menos.

Estados com maior queda de assassinatos:

  1. Roraima (-34% em assassinatos) 
  2. Distrito Federal (-21%) 
  3. Rio Grande do Norte (-18%)
  4. Amapá (-17%)
  5. Maranhão (-17%)
  6. Espírito Santo (-16,5%)
  7. Rio de Janeiro (-16%)
  8. Acre (-15%)
  9. Goiás (-14%)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos