Press "Enter" to skip to content

Goiás tem três vezes menos mortes violentas em relação à média nacional

Última atualização 25/08/2022 | 14:40

Levantamento nacional aponta que Goiás foi um dos estados menos violentos do país no primeiro semestre deste ano. Os assassinatos caíram 14% em relação ao mesmo período do ano passado, ficando em nona colocação no ranking brasileiro. As informações constam no Monitor da Violência, um mapa nacional da segurança pública feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Núcleo de Estudos da Violência da USP e Portal G1.

O desempenho de Goiás somado ao Distrito Federal (DF) alavanca o resultado positivo na região Centro-Oeste, contrapondo o crescimento dos assassinatos acima de 10% em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O governador Ronaldo Caiado credita a redução das mortes violentas em Goiás aos investimentos na valorização e no aprimoramento das forças de segurança.

“Reconheço a eficiência da nossa polícia. Especializamos tropas e temos os melhores batalhões já vistos no Brasil”, avaliou.

Nos últimos anos, a atuação policial na região metropolitana da capital e no entorno de Brasília foram reforçadas com estratégias de inteligência e integração das polícias junto a entidades da área de Segurança Pública do DF e também do governo federal. Os números têm apresentado ritmo de queda desde 2019.

Foram 1.577 casos de latrocínio, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte em 2020 e 1.289  no ano seguinte. Uma queda de 10% nas mortes também foi verificada no período anterior, entre 2020 e 2019, em que foram registradas 178 mortes a menos.

Estados com maior queda de assassinatos:

  1. Roraima (-34% em assassinatos) 
  2. Distrito Federal (-21%) 
  3. Rio Grande do Norte (-18%)
  4. Amapá (-17%)
  5. Maranhão (-17%)
  6. Espírito Santo (-16,5%)
  7. Rio de Janeiro (-16%)
  8. Acre (-15%)
  9. Goiás (-14%)