Press "Enter" to skip to content

Goiás terá safra de grãos recorde em 2021

Última atualização 10/06/2021 | 16:49

Divulgado essa quinta-feira (10) pelo IBGE, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), de maio, estima que a safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve bater recorde em 2021. Em maio, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no estado de Goiás estimada para 2021 sofreu um declínio em relação ao mês anterior (-0,7%, ou 177,4 mil toneladas), devendo totalizar 25,9 milhões de toneladas, 0,7% menor do que a obtida no mesmo período de 2020. Adicionalmente, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) aponta que a área a ser colhida é de 6,0 milhões de hectares, com alta de 3,7% frente a 2020 (214,8 mil hectares a mais). Os dados são preliminares e ocorrências durante o desenvolvimento das culturas modificarão os resultados ao longo dos próximos levantamentos

Em Goiás o milho e a soja representam 92,3% da estimativa da produção de grupo Cereais, leguminosas e oleaginosas e 90,0% da área plantada por produtos deste grupo. Em relação a 2020, houve acréscimos de 3,3% na área do milho (sendo um decréscimo de 2,0% na primeira safra seguido de um aumento de 3,9% na segunda) e de 4,0% na área de soja.

 

Goiás é o quarto produtor de soja no país e mantém recorde na produção

Para a soja, a estimativa de produção se mantém recorde: 12,9 milhões de toneladas, com alta de 1,8% ante ao ano anterior. Com a colheita praticamente concluída, a cultura se desenvolveu de maneira satisfatória e Goiás vai se consolidando como o quarto maior produtor de soja, atrás somente de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e  Paraná. Espera-se alta, também, de 13,3%, para o feijão 1a safra, e 15,2% para o sorgo.

Milho 2a safra poderá ter produção afetada devido à escassez de chuvas

Como grande parte das áreas de milho é plantada depois da colheita da soja, devido à escassez de chuvas, alguns produtores reduziram a expectativa em relação ao rendimento da colheita do Milho 2a safra. Com isto, a estimativa da produção declinou 1,8% em relação à última informação e 6,2% frente a 2020, totalizando 9,5 milhões de toneladas. Apesar de o Sorgo também ser uma cultura de 2a safra e, assim como o milho 2a safra, ter maior parte do plantio realizado após a colheita da soja, as expectativas ainda se mantiveram otimistas quanto a rendimento da colheita desta cultura devido à maior resistência da planta frente à escassez de chuva.

 

Sobre o LSPA
O Levantamento Sistemática da Produção Agrícola (LSPA) fornece informações estatísticas sobre o plantio, colheita, produção e rendimento médio, de forma sistemática, para os principais produtos das lavouras permanentes e temporárias. É uma pesquisa de previsão e acompanhamento das variáveis área, produção e rendimento médio de 25 importantes produtos agrícolas, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, de cada cultura investigada dentro do ano civil corrente e prognóstico da safra subsequente.