Press "Enter" to skip to content

Goiás teve junho com mais queimadas desde 2011

Nesta sexta-feira, 17, o acúmulo de queimadas no estado durante o ano de 2020 foi de 1.091. Segundo o monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foram apurados 314 focos e é 44% maior que o mesmo mês de 2019, 217 queimadas. 

A quantidade de queimadas em junho é a maior para o mês desde 2011 em Goiás. O balanço do sexto mês é uma alerta. Goiás está no meio do período de estiagem e deve asseverar com os avanços dos dias. As chuvas, que diminuiria o risco de mais fogos, estão previstas para segunda quinzena de outubro.

O norte e sudoeste goiano apresentam prevalência nos registros. Entre as quatro cidades com mais incêndios estão Mutunópolis, Cavalcante e Niquelândia, todas da região norte. As queimadas estão ligadas também ao desmatamento, Cavalcante e Niquelândia são respectivamente o primeiro e oitavo em registro de maior área de alertas de desmatamento neste ano com 13,5 km² e 4,82 km²,.

Na edição publicada na segunda-feira, 13, o  Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), aponta em boletim o acréscimo de 45% nas queimadas em uma semana. Os levantamentos mostram que as unidades de conservação não foram afetadas por queimadas até o mês de julho.