Goiás vai receber 140 mil doses de vacina da Índia, diz Caiado

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou nesta sexta-feira, 22, que o estado receberá 140 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca vindas da Índia. Elas devem chegar ao Brasil ainda hoje, de acordo com Caiado, e passar por análise da Anvisa antes de serem distribuídas aos estados.

Ao todo, chegarão 2 milhões de doses para o país da vacina inglesa que apresentou 70% de eficácia já na primeira aplicação, segundo a pesquisadora Sua Ann Costa Clemens, coordenadora dos ensaios clínicos do imunizante no Brasil. Na segunda dose, a taxa vai a 80%.

Na semana que vem as vacinas já devem estar com os municípios goianos. Caiado falou sobre a vacinação durante a inauguração do Ipasgo Clínicas, no Setor Campinas, em Goiânia, a primeira das unidades que é dedicada à saúde mental, no estado de Goiás.

A ordem de vacinação segue com prioridade aos agentes de saúde e idosos. Julio Croda, pesquisador da Fiocruz, disse em entrevista à CNN Brasil que esta remessa indiana deve dar conta de todos os profissionais de saúde na linha de frente do país.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp