Press "Enter" to skip to content

Goiás vai receber primeiros 20 pacientes de Manaus com Covid-19

Nesta sexta-feira, 15, Goiás vai receber 20 pacientes de Manaus diagnosticados com Covid-19. Os pacientes serão internados no Hospital das Clínicas, que é gerido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Outras 100 pessoas contaminadas pelo coronavírus deverão vir para o estado.

A transferência ocorre por conta da falta de oxigênio hospitalar no Amazonas, motivada pela explosão de casos da doença. Outros quatro estados e o Distrito Federal também devem abrigar pacientes temporariamente.

A expectativa inicial era de que um voo saísse de Manaus com destino a Goiânia na madrugada desta sexta-feira. A transferência não ocorreu pois não havia oxigênio para o transporte dos pacientes, segundo informou o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino. Entretanto, o trajeto deve ser realizado ainda hoje.

De acordo com ele, os 20 primeiros leitos do Hospital das Clínicas já estão prontos para receber os pacientes. O governador Ronaldo Caiado, por sua vez, afirmou, por meio das redes sociais, que Goiás tem capacidade para receber todos os 120 pacientes.

“Durante a pandemia, não medimos esforços para estruturar a saúde de Goiás e cuidar da nossa gente. É isso que nos permite receber 120 pacientes de Manaus, 20 já por agora. Manaus sofre com a falta de oxigênio e de leitos”, explicou o governador. Caiado ressaltou, ainda, que o atendimento aos goianos não será impactado, uma vez que o estado tem “boa capacidade de leitos”.