A cidade de Goiatuba foi sede de uma super operação policial que resultou na apreensão de duas armas de fogo, documentos e celulares nesta sexta-feira, 15. Os materiais serão periciados para confirmar fraudes em licitações com superfaturamento e contratação de empresas fantasmas pela Câmara Municipal, por vereadores e empresários locais.
As investigações começaram no ano passado quando foram verificadas compras muito acima do normal de combustíveis, alimentos, produtos de limpeza e de higiene mesmo as atividades suspensas na sede do Legislativo de Goiatuba. Um detalhe observado pelos policiais é a pequena quantidade de servidores da Casa, incompatível com a lista de compras.
Uma das aquisições mais anormais foi a de combustível em março do ano passado. A quantidade seria suficiente para percorrer mais de mil quilômetros por dia com o único veículo oficial. Em pelo menos 11 licitações dispensadas no período há indícios de fraude.
Foram realizadas buscas em 23 endereços no município, entre comércios, residências e a própria Câmara Municipal de Vereadores. A próxima etapa é apurar o valor exato dos prejuízos causados aos cofres públicos. A Operação Sétimo Mandamento da Polícia Civil foi direcionada ao enfrentamento a crimes do colarinho branco.
Confira parte da lista de compras suspeita feita pela Câmara de Goiatuba
-Combustível suficiente para percorrer 1 mil quilômetros por dia com o único veículo oficial apenas no mês de março
-17.300 luvas descartáveis
-9400 máscaras descartáveis
-850 litros de álcool em gel
-600 galões de 20 litros de águas equivalente a 12 mil litros (não há no local bebedouro para esse tipo de vasilhame)
-19 mil unidades de copos de água 200ml
-3600 garrafas de 500ml
-200 coroas fúnebres
-500 botões de rosa
-1 mil unidades de esponja dupla face
-80 rodos
-80 vassouras
-2 mil esponjas de aço
-400 litros de água sanitária
-350 de desinfetante
-900 pacotes de saco de lixo
-2400 rolos de papel higiênico de 30 metros
-100 rolos de papel higiênico (um rolão tem 300 metros, totalizando 30 mil metros)
-500 unidades de detergente
-3,5 tonelada de açúcar (700 pacotes de 5 kg)
-50 unidades de adoçantes
-450 kg de café
-300 kg de bolacha
-800 unidades de refrigerantes de 2 litros (1.600 litros)
-1 mil caixas de suco
-1 mil caixas de leite
-250 unidades de margarina
-100 kg de queijo
-100 kg de presunto