Goiatuba: policiais cumprem mandados de busca e apreensão contra vereadores e empresários

A cidade de Goiatuba foi sede de uma super operação policial que resultou na apreensão de duas armas de fogo, documentos e celulares nesta sexta-feira, 15. Os materiais serão periciados para confirmar fraudes em licitações com superfaturamento e contratação de empresas fantasmas pela Câmara Municipal, por vereadores e empresários locais.

As investigações começaram no ano passado quando foram verificadas compras muito acima do normal de combustíveis, alimentos, produtos de limpeza e de higiene mesmo as atividades suspensas na sede do Legislativo de Goiatuba. Um detalhe observado pelos policiais é a pequena quantidade de servidores da Casa, incompatível com a lista de compras.

Uma das aquisições mais anormais foi a de combustível em março do ano passado. A quantidade seria suficiente para percorrer mais de mil quilômetros por dia com o único veículo oficial. Em pelo menos 11 licitações dispensadas no período há indícios de fraude.

Foram realizadas buscas em 23 endereços no município, entre comércios, residências e a própria Câmara Municipal de Vereadores. A próxima etapa é apurar o valor exato dos prejuízos causados aos cofres públicos. A Operação Sétimo Mandamento da Polícia Civil foi direcionada ao enfrentamento a crimes do colarinho branco.

Confira parte da lista de compras suspeita feita pela Câmara de Goiatuba

-Combustível suficiente para percorrer 1 mil quilômetros por dia com o único veículo oficial apenas no mês de março
-17.300 luvas descartáveis
-9400 máscaras descartáveis
-850 litros de álcool em gel
-600 galões de 20 litros de águas equivalente a 12 mil litros (não há no local bebedouro para esse tipo de vasilhame)
-19 mil unidades de copos de água 200ml
-3600 garrafas de 500ml
-200 coroas fúnebres
-500 botões de rosa
-1 mil unidades de esponja dupla face
-80 rodos
-80 vassouras
-2 mil esponjas de aço
-400 litros de água sanitária
-350 de desinfetante
-900 pacotes de saco de lixo
-2400 rolos de papel higiênico de 30 metros
-100 rolos de papel higiênico (um rolão tem 300 metros, totalizando 30 mil metros)
-500 unidades de detergente
-3,5 tonelada de açúcar (700 pacotes de 5 kg)
-50 unidades de adoçantes
-450 kg de café
-300 kg de bolacha
-800 unidades de refrigerantes de 2 litros (1.600 litros)
-1 mil caixas de suco
-1 mil caixas de leite
-250 unidades de margarina
-100 kg de queijo
-100 kg de presunto

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mais de 1.200 veículos são retirados dos pátios de delegacia

A Polícia Civil de Goiás, em ação conjunta com o Tribunal de Justiça de Goiás, visando agilidade no processo de destinação de veículos apreendidos, estabeleceu uma força-tarefa para possibilitar o encaminhamento dos veículos para alienação realizada pela Comissão de Leilão do TJGO.

Destaca-se o trabalho realizado no Pátio 2 da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores, onde apenas em 90 dias foram retirados e enviados para o leiloeiro credenciado mais de 600 veículos automotores.

Veículos apreendidos

O total no ano passa de 1.200 veículos retirados dos pátios 1 e 2 da DERFRVA, sejam devolvidos aos proprietários ou encaminhados para alienação pelo TJGO ou Departamento Estadual de Trânsito de Goiás.

Os veículos foram apreendidos há longo lapso temporal, sofrendo deterioração, e sendo vendidos em leilão. Os valores ficam em conta judicial para futura destinação, evitando o aumento da depreciação do bem.

O trabalho consistiu na atuação de diversos atores, ficando a cargo da Polícia Civil, que até então tinha a guarda desses veículos, elaborar detalhado controle sobre os veículos apreendidos, com indicação de procedimentos, pedidos de destinação e demais informações pertinentes.

Já o TJGO providenciou a elaboração da avaliação dos veículos pelo oficial de Justiça, bem como decisão acerca da destinação cabível para cada um dos veículos, a cargo da Comissão de Leilão.

Também é importante destacar a atuação da Supervisão da PCGO, que atuou na coordenação dos trabalhos conjuntos, e da Superintendência de Polícia Técnico-Científica na elaboração de laudos dos veículos que ainda não tinham sido periciados.

O esforço constante ao longo de ano e, principalmente, o trabalho conjunto da PCGO com o TJGO possibilitou maior controle do espaço, com possibilidade de atendimento da demanda, bem como o esvaziamento de grande parte do terreno ocupado pelo Pátio 2, onde será construído o primeiro bloco do novo Complexo Estadual da Polícia Civil.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp