“Gol do Século” de Maradona vira moeda comemorativa na Argentina: confira a análise do golaço histórico na Copa de 86

22gol-do-seculo22-de-maradona-vira-moeda-comemorativa-na-argentina3A-confira-a-analise-do-golaco-historico-na-copa-de-86

DE “Gol do Século” de Maradona vira moeda comemorativa na Argentina

Lançada pelo Banco Central do país, peça de prata reproduz o golaço contra a Inglaterra na Copa de 1986

360º: confira a análise do golaço que Maradona fez sobre a Inglaterra na Copa de 86

Na semana em que Diego Maradona faria 65 anos, o Banco Central da Argentina lançou uma moeda especial para homenagear o ídolo eterno do futebol do país, reproduzindo o golaço marcado contra a Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986.

Camisa 10 da Argentina e maior nome da conquista daquele Mundial, Maradona fez dois gols históricos na vitória por 2 a 1, no Estádio Azteca. No primeiro, subiu com o goleiro Peter Shilton para disputar a bola e enganou a arbitragem com um toque de mão, jogada que ficou eternizada na memória dos argentinos como “La Mano de Deus” (A mão de Deus).

Mas o segundo de Maradona, ilustrado na moeda comemorativa, foi ainda mais emblemático. No “Gol do Século”, considerado por muitos o mais bonito da história das Copas do Mundo, Maradona recebeu antes da linha do meio-campo, se livrou de dois marcadores e arrancou até a pequena área, deixando outros dois ingleses e o goleiro Peter Shilton pelo caminho até chutar para o gol.

Em um dos lados da moeda lançada pelo Banco Central da Argentina, todo o trajeto percorrido por Maradona com a bola é reproduzido. Na outra face, a moeda traz a imagem de uma bola e a inscrição “Copa Mundial de la Fifa 2026”.

A moeda, com valor nominal de dez pesos argentinos (R$ 0,03), é feita de prata, pesa 27 gramas e tem diâmetro de 40 milímetros.

“Com esta peça numismática, a Argentina participa pela sexta vez no Programa Internacional de Moedas Comemorativas da Copa do Mundo da Fifa, como fez nas edições da Alemanha-2006, África do Sul-2010, Brasil-2014, Rússia-2018 e Catar-2022”, diz o Banco Central da Argentina.

Maradona faria 65 anos nesta quinta-feira, dia 30. O ídolo do futebol argentino morreu no dia 25 de novembro de 2020, aos 60 anos, após sofrer um ataque cardíaco em casa, em Dique Luján, na província de Buenos Aires. Sete profissionais que atenderam o ex-jogador foram acusados de negligência médica, em julgamento que ainda não foi concluído na Argentina.

Lionel Messi elege os melhores dos outros esportes

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp