Golpe da falsa central telefônica: homem teve prejuízo de mais de R$ 100 mil

Golpe da falsa central telefônica: homem teve prejuízo de mais de R$ 100 mil

A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio do Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (GREF/Deic), cumpriu na terça-feira, 26, outros cinco mandados de busca e apreensão referentes ao golpe da falsa central telefônica. Na quarta-feira, 27, a corporação efetivou 20 mandados de prisão, 16 de busca e apreensão, e bloqueou mais de 280 contas bancárias na Operação Fallere.

Segundo o delegado responsável, Leonardo Dias, a PCGO contou também com o apoio do Departamento de Investigações Criminais de São Paulo, e que os mandados foram cumpridos na região metropolitana paulista e em Goiânia. “Essa Operação tem o objetivo de reprimir o suposto golpe da falsa central telefônica, onde os criminosos se passam por funcionários de agências bancárias e conseguem obter as informações das vítimas, e assim, causam imensos prejuízos”, explicou.

Nessa fase da Operação, foi investigado o caso de uma vítima goiana que teve prejuízo financeiro avaliado em mais de R$ 100 mil. De acordo com as investigações, um dos criminosos se passou por um entregador expresso, foi até a residência da vítima e coletou o cartão bancário e aparelho celular. Então, o golpe foi aplicado, uma vez que o suspeito utilizou os objetos para transferir os valores.

Golpe

No golpe, os suspeitos simulam um contato com o banco, enganado as vítimas para que façam transferências fraudulentas, além de furtar os cartões bancários, segundo a PCGO. De acordo com a corporação, uma idosa de Goiás sofreu o prejuízo de R$ 185 mil.

“A organização criminosa iniciou a abordagem da vítima se passando por funcionária do cartão de crédito e questionando se ela havia efetuado a compra de um televisor. A vítima, obviamente, negou a aquisição, e, então, foi orientada a desligar a ligação e ligar imediatamente para a central de relacionamento do seu banco, através do telefone constante no verso do seu cartão”, informou a PCGO.

Os suspeitos teriam se aproveitado de uma falha no sistema e simularam uma “nova” ligação da central do banco com a vítima. A ligação, para um telefone 0800, se passava por um funcionário do banco e orientava que a mulher efetuasse dois pagamentos para uma suposta “simulação” e, então, o criminoso tentaria sacar o valor.

A metodologia de aplicação do golpe seguiu e os suspeitos solicitaram que a vítima fosse a agência bancária trocar a senha, repassando-a ao falso funcionário do banco. Com isso, a mulher efetuou diversas transações bancárias diretamente pelos criminosos.

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Goiás é o campeão do Turismo no Centro-Oeste

Campeão do Turismo no Centro-Oeste – A regularização do setor de Turismo avança em Goiás. O número de prestadores de serviços turísticos que atuam de forma legal no estado passou de 1.280 em 2019 para 8.200 em 2024.

O crescimento sem igual nos últimos cinco anos levou Goiás ao 7º lugar no ranking nacional em cadastros de prestadores de serviços turísticos regularizados no Ministério do Turismo. O estado se destaca ainda como o 1º lugar na região Centro-Oeste.

Cadastur

Segundo a coordenadora regional do Cadastur de Goiás, Sandra Vital, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos é o sistema de profissionais e empresas que integram a cadeia do Turismo, executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os estados.

O Cadastur representa a formalização das empresas, além de ser a garantia de que elas estão operando de acordo com a legislação. O documento é ainda uma importante fonte de consulta para o turista, garantindo maior segurança na escolha dos prestadores de serviços.

A iniciativa também traz benefícios às empresa e profissionais do setor. Isso porque, ao se cadastrar, passam a contar com diversas vantagens e oportunidades de negócios, como acesso a programas governamentais, incluindo cursos de qualificação, apoio em feiras e eventos, visibilidade nos canais de divulgação da Goiás Turismo e, ainda, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais.

E o registro é uma das exigências para a inclusão e a permanência de um município no Mapa do Turismo Brasileiro.

Campeão do Turismo no Centro-Oeste

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, comemora o crescimento que põe o estado em primeiro lugar no Centro-Oeste em número de estabelecimentos legalizados. Fabrício destaca a seriedade do trabalho de sensibilização feito pela equipe do Cadastur para se chegar a esse resultado.

“O esforço incansável do time da Goiás Turismo levou ao aumento da conscientização de profissionais e empresários do Turismo sobre a importância de se ter o cadastro, o que colocou Goiás na liderança no Centro-Oeste”.

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