Golpe da maquininha: Criminosos cancelam pagamento antes da transação

Golpe da maquininha: Criminosos cancelam pagamento antes da transação

Um crime que envolve audácia, astúcia e que requer atenção. O golpe da maquininha, que vem se popularizando em Goiás, conforme a Polícia Civil (PC), é realizado pelo golpista no momento da compra. Ao optar por pagar o produto por meio de um cartão de crédito, o criminoso cancela a transação bancária antes de efetuar o pagamento.

Ainda segundo a polícia, para simular que efetuou o pagamento da compra, os golpistas ainda imprimem um papel e entregam como um falso comprovante. Em Minaçu, por exemplo, o golpe foi aplicado em diversos comércios da cidade, segundo o delegado Jander Bruno.

Ele explica que, na ocasião, os atendentes dos estabelecimentos vitimados acreditaram que se tratava de um erro no momento da transação, e não de uma fraude.

“Ao chegar em estabelecimentos comerciais, fazia o pedido de produtos e no momento que deveria realizar o pagamento mediante uso de cartão de crédito ele pedia que os atendentes deixassem ele mesmo fazer essa transação, no que ele fingia estar fazendo o pagamento, imprimia o recibo em branco como estivesse fazendo um teste no aparelho”, detalhou o delegado ao g1.

O delegado afirma que a apresentação do papel simulando um falso comprovante é uma das estratégias para fazer com que os funcionários dos estabelecimentos acreditem que o pagamento foi feito e que o erro está na maquininha, uma vez que o comprovante teria sido impresso.

Ao serem questionados sobre o pagamento, os criminosos costumam tentar distrair os funcionários ou demonstrar pressa em sair do local.

Veja como se prevenir

  • Confira se o pagamento foi efetuado;
  • Em caso de dúvidas, acione a polícia;
  • Preste atenção se o cliente irá remover o cartão antes do pagamento ser efetuado;
  • Se o papel sair em branco, veja ver se o pagamento foi concluído.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp