Press "Enter" to skip to content

Golpe da maquininha: Criminosos cancelam pagamento antes da transação

Última atualização 27/03/2023 | 10:47

Um crime que envolve audácia, astúcia e que requer atenção. O golpe da maquininha, que vem se popularizando em Goiás, conforme a Polícia Civil (PC), é realizado pelo golpista no momento da compra. Ao optar por pagar o produto por meio de um cartão de crédito, o criminoso cancela a transação bancária antes de efetuar o pagamento.

Ainda segundo a polícia, para simular que efetuou o pagamento da compra, os golpistas ainda imprimem um papel e entregam como um falso comprovante. Em Minaçu, por exemplo, o golpe foi aplicado em diversos comércios da cidade, segundo o delegado Jander Bruno.

Ele explica que, na ocasião, os atendentes dos estabelecimentos vitimados acreditaram que se tratava de um erro no momento da transação, e não de uma fraude.

“Ao chegar em estabelecimentos comerciais, fazia o pedido de produtos e no momento que deveria realizar o pagamento mediante uso de cartão de crédito ele pedia que os atendentes deixassem ele mesmo fazer essa transação, no que ele fingia estar fazendo o pagamento, imprimia o recibo em branco como estivesse fazendo um teste no aparelho”, detalhou o delegado ao g1.

O delegado afirma que a apresentação do papel simulando um falso comprovante é uma das estratégias para fazer com que os funcionários dos estabelecimentos acreditem que o pagamento foi feito e que o erro está na maquininha, uma vez que o comprovante teria sido impresso.

Ao serem questionados sobre o pagamento, os criminosos costumam tentar distrair os funcionários ou demonstrar pressa em sair do local.

Veja como se prevenir

  • Confira se o pagamento foi efetuado;
  • Em caso de dúvidas, acione a polícia;
  • Preste atenção se o cliente irá remover o cartão antes do pagamento ser efetuado;
  • Se o papel sair em branco, veja ver se o pagamento foi concluído.