Press "Enter" to skip to content

Golpe do IRPF: golpistas utilizam nome da Receita Federal; saiba como se proteger

Última atualização 07/06/2023 | 17:12

A Receita Federal do Brasil (RFB) alerta aos contribuintes sobre um golpe. Em nota oficial, a entidade informa que golpistas utilizam indevidamente o nome da Instituição na tentativa de dar credibilidade à fraude. O problema foi identificado durante a reta final do período de declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), encerrado no dia 31 de maio.

“É crucial que todos tomem precauções para evitar cair em armadilha virtuais”, destaca a instituição. Segundo eles, os golpistas estavam se aproveitando da situação e enviando um e-mail para as vítimas informando que foram identificados erros nas declarações do IRPF e que seria necessário corrigi-los até o último dia de entrega da prestação de contas.

Com objetivo de transmitir veracidade às alegações, o assunto do e-mail era a sigla IRPF e no corpo do e-mail havia um link malicioso que prometia conter informações detalhadas sobre o procedimento de correção das pendências em um suposto arquivo PDF. Além disso, os envolvidos utilizavam a denominação utilizada pela Receita Federal em sua comunicação para se referir às vítimas, os chamando de “contribuintes”.

Ao clicar nos links ou fornecer informações pessoais em resposta às mensagens, as pessoas correm o risco de expor seus dados sensíveis. “Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas”, explicou a RFB.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, a atenção do contribuinte vai muito além dos dados declarados. “O declarante deve estar atento ao recebimento de comunicados similares, via SMS, sites falsos, e-mail ou até mesmo mensagem de WhatsApp. A prática é conhecida como phishing, pois esta não é a forma que a Receita se comunica”, reiterando que por meio do portal Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-Cac) a pessoa física encontra notificações do fisco sobre quaisquer inconsistências.

Precauções

Para proteger os contribuintes, a Receita Federal alerta que não realiza comunicações virtuais por meios de mensagens e orienta que os contribuintes desconfiem de mensagens desconhecidas que solicitam informações pessoais. Além disso, aconselhou que as pessoas não cliquem em links suspeitos ou desconhecidos, uma vez que podem direcionar para sites maliciosos, não abram arquivos anexados pois podem causar danos ao computador e capturar informações e ainda que verifiquem a autenticidade das comunicações. Assim como a presidente do CRCGO ressaltou, a Receita afirma que o principal meio de informações utilizado pela Instituição é o Portal e-CAC e o site institucional.