Entenda como funcionou golpe envolvendo venda de fazenda que causou prejuízo de
R$ 1,5 milhão na Bahia
Um golpe envolvendo a venda de uma fazenda em Castro Alves, cidade localizada no Recôncavo Baiano, causou um prejuízo de R$ 1,5 milhão para a vítima. Duas mulheres são suspeitas de terem aplicado o golpe, sendo que uma delas, a contadora Maria Nildes Santos de Aquino, de 63 anos, foi presa em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, durante uma operação da Polícia Civil. A segunda suspeita, a corretora Valdiane Lima Souza e Santos, de 52 anos, encontra-se foragida.
Segundo as investigações, as suspeitas fingiram ser as donas da fazenda e utilizaram a contadora Maria Nildes para receber o dinheiro transferido pela vítima. A fazenda em questão fazia parte de um espólio, o conjunto de bens deixados por uma pessoa falecida. A contadora se passou pela inventariante dos bens, a pessoa responsável pela administração dos supostos bens. O fazendeiro vítima do golpe realizou diversas transferências para a contadora para adquirir o imóvel, que posteriormente teve o dinheiro repassado para uma empresa vinculada a ela em Feira de Santana.
A Operação Arizona resultou na prisão de Maria Nildes por operacionalizar o recebimento dos valores e no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de Feira de Santana e Lauro de Freitas. Já Valdiane Lima atuou como mentora do estelionato, sendo procurada pela polícia. O delegado João Uzzum da 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana destacou a possibilidade de existirem outras vítimas do esquema, enquanto a investigação segue como estelionato e lavagem de dinheiro.
No estado da Bahia, casos de golpes e crimes financeiros têm sido recorrentes, como o recente envolvimento de um homem preso por ameaçar e extorquir familiares de vítimas de homicídios, bem como um jovem suspeito de aplicar golpes em aplicativos de relacionamento gay em Salvador. Três suspeitos de golpes online também foram presos na região por fraudes com boletos.
Para mais notícias do estado da Bahia, confira o conteúdo disponível no DE Bahia, e esteja sempre informado sobre os desdobramentos dos casos criminosos na região.




