Golpistas aplicam o “golpe da vacina”

Profissionais da saúde têm recebido, nos últimos dias, mensagens por meio do aplicativo WhatsApp de um contato que se passa pelo Ministério da Saúde. Nas mensagens, um homem que se identifica como Rafael Nunes afirma que está entrando em contato para agendar a vacinação dos profissionais.

Na sequência, o homem pede que a pessoa informe um código recebido em seu celular. É importante ressaltar que a maioria dos golpes aplicados por meio das redes sociais nos últimos tempos exige que a vítima informe um código.

Quando o responsável pela conta do WhatsApp informa a sequência numérica aos golpistas, eles conseguem ter acesso a conta. A partir daí, podem pedir dinheiro a familiares ou enviar qualquer tipo de mensagem se passando pela pessoa responsável pela conta, uma vez que eles assumem total controle sobre ela.

Vale lembrar que o Ministério da Saúde não entra em contato por meio do WhatsApp para agendamento de vacinas. Portanto, qualquer mensagem desse teor deve ser ignorada. Além disso, nenhum código ou dado pessoal deve ser enviado pelas redes sociais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp