Golpistas aplicam o “golpe da vacina”

Profissionais da saúde têm recebido, nos últimos dias, mensagens por meio do aplicativo WhatsApp de um contato que se passa pelo Ministério da Saúde. Nas mensagens, um homem que se identifica como Rafael Nunes afirma que está entrando em contato para agendar a vacinação dos profissionais.

Na sequência, o homem pede que a pessoa informe um código recebido em seu celular. É importante ressaltar que a maioria dos golpes aplicados por meio das redes sociais nos últimos tempos exige que a vítima informe um código.

Quando o responsável pela conta do WhatsApp informa a sequência numérica aos golpistas, eles conseguem ter acesso a conta. A partir daí, podem pedir dinheiro a familiares ou enviar qualquer tipo de mensagem se passando pela pessoa responsável pela conta, uma vez que eles assumem total controle sobre ela.

Vale lembrar que o Ministério da Saúde não entra em contato por meio do WhatsApp para agendamento de vacinas. Portanto, qualquer mensagem desse teor deve ser ignorada. Além disso, nenhum código ou dado pessoal deve ser enviado pelas redes sociais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp