Press "Enter" to skip to content

Golpistas aplicaram golpes de R$ 1 milhão prometendo “cura” em Planaltina

Em uma megaoperação, a Polícia Civil do Distrito Federal prendeu cinco pessoas acusadas de se passarem por religiosos para aplicar golpes em idosos. O grupo criminoso viajava por todo o país oferecendo falsas “curas” e subtraindo os cartões e senhas das vítimas, segundo revelaram as investigações conduzidas pela 31ª Delegacia de Polícia.

Estima-se que oito pessoas integravam a organização. Os criminosos se dividiam em dois grupos e saíam em carros separados percorrendo estabelecimentos comerciais. Os acusados foram presos na terça-feira (17), em Itaberaba (BA), onde residem.

Vídeo obtido pelo Correio Braziliense mostra como os criminosos agiam. A imagem do circuito interno de segurança de uma lanchonete de Planaltina registrou toda a situação. Na filmagem, um idoso aparece comendo. Poucos segundos depois, um homem entra no estabelecimento e, logo depois, entram outros homens, que também são integrantes da organização. Eles observam a vítima e logo o abordam.

Aproveitando-se da vulnerabilidade do idoso, o criminoso subtraía os cartões e senhas, obtendo valores de contas bancárias e empréstimos. Na conta dos acusados, havia mais de R$ 1 milhão, dinheiro oriundo dos golpes. Um dos presos, inclusive, é proprietário de uma concessionária. Os detidos responderão pelo crime de organização criminosa, estelionato e furto mediante fraude.