Última atualização 20/03/2023 | 10:49
Uma nova modalidade criminosa está rolando solta em Goiás. Na última sexta-feira, 17, um produtor rural de Rio Verde, na região sudoeste do estado, foi vítima de um golpe e levou um prejuízo de R$ 1 milhão. Os criminosos agem simulando uma central telefônica e solicitam que as pessoas baixem um aplicativo. Então, roubam os dados e o dinheiro.
Como funciona esse golpe?
O modus operandi do golpe é simples. Por meio de mensagens de texto, os criminosos acionam potenciais vítimas, dizendo que um valor PIX foi efetuado com sucesso em um valor aleatório. Logo em seguida, eles perguntam para a pessoa se ela de fato realizou aquele pagamento. Caso contrário, a orientação seria clicar em um link e baixar um aplicativo para resolver o problema.
Por meio desse aplicativo, os golpistas passam a ter acesso aos dados da vítima. Ainda, eles costumam pedir a senha da pessoa para supostamente ajudá-la a proteger melhor a conta. É então que os criminosos invadem as informações privadas, como bancos. Foi o caso do produtor rural em Rio Verde.
A recomendação da Polícia Civil é bem clara: jamais clicar em links ou passar as informações por meio do celular. Isso porque os bancos não agem dessa maneira caso haja uma inconsistência de transferências. Nessas ocasiões, o cliente deve entrar em contato diretamente com o gerente para evitar cair nas mãos de golpistas.