Govern de Minas solicita Cruzeiro x Palmeiras com portões fechados: entenda os detalhes

Cruzeiro x Palmeiras: jogo pode ter portões fechados; entenda

Pedido do Governo de Minas para jogo com torcida única ainda não teve decisão a poucos dias da partida

A indefinição se haverá presença da torcida no Palmeiras [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/] no jogo contra o Cruzeiro [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/], na próxima quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro, permanece a poucos dias da partida marcada para o Mineirão, pela penúltima rodada. O jogo corre risco de até ser disputado com portões fechados.

Devido aos incidentes registrados em São Paulo, no fim de outubro, quando ocorreu uma emboscada de integrantes de organizadas do Palmeiras contra os do Cruzeiro, provocando a morte de um cruzeirense e deixando mais de vinte pessoas feridas, o Governo de Minas Gerais solicitou que o jogo fosse realizado com torcida única.

O pedido foi enviado à Federação Mineira de Futebol e a CBF. A entidade máxima ainda não se pronunciou oficialmente sobre qual medida vai ser adotada. O ge procurou a assessoria da CBF, mas não teve resposta.

A FMF informou que “sempre ratificou e publicou todas as recomendações de acordo com o Ministério Público. Se não houver consenso, a CBF pode determinar que o jogo tenha portões fechados.

Por outro lado, o Ministério Público de Minas Gerais, no fim de outubro, recomendou formalmente o banimento da organizada do Palmeiras em jogos no estado.

O MPMG recomendou fortemente que fossem analisados, pela Polícia Militar de Minas Gerais, os riscos da presença de palmeirenses no jogo do Mineirão. A PM, por sua vez, não se pronunciou sobre a questão quando foi procurada pela reportagem.

O Palmeiras se opõe ao jogo de torcida única e sugeriu, em última instância, que a partida seja transferida para outro estado. O Cruzeiro, nos bastidores, quer o jogo com torcida, no Mineirão, mas aguarda o posicionamento oficial das autoridades de segurança.

O jogo é decisivo para as duas equipes no Brasileiro. O Cruzeiro briga por vaga na próxima edição da Conmebol Libertadores, enquanto o Palmeiras disputa o título do Brasileiro com o Botafogo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Fluminense busca vitória decisiva contra Cuiabá na luta contra o Z-4 no Brasileirão

Fluminense tem último confronto direto como esperança contra o Z-4; veja retrospecto no Brasileirão

Com 31,4% de aproveitamento contra equipes que brigam contra o rebaixamento, Tricolor recebe o Cuiabá, único clube com desempenho pior em duelos cruciais contra a degola no campeonato.

O Fluminense encara o Cuiabá nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Maracanã, em um jogo que é praticamente uma final para o clube no Campeonato Brasileiro. Em caso de vitória, o Tricolor pode até se garantir na Série A, dependendo de outros resultados. Porém, se tropeçar, pode ver a permanência na elite se tornar dificílima, tendo em vista que encara o Palmeiras, no Allianz Parque, na última rodada.

O jogo da 37ª rodada é um duelo de equipes que brigaram na parte de baixo da tabela durante toda competição. Com o destino já selado, o Cuiabá não tem mais pelo que brigar no Brasileirão, enquanto o Fluminense necessita desesperadamente dos três pontos. E quando se fala em “confrontos diretos” no campeonato, o desempenho do Tricolor está longe de ser satisfatório, o que justifica a situação do clube nesse final de ano, o que antes era inimaginável para muitos.

Arias é uma das esperanças do Fluminense para o jogo importantíssimo contra o Cuiabá.

Levantamento do Espião Estatístico sobre o desempenho de cada equipe que briga, ou brigava até pouco tempo contra o rebaixamento em confrontos diretos mostra quanto o Fluminense pecou quando teve a oportunidade de arrancar pontos de clubes do pelotão de baixo do Brasileirão. Em 17 jogos contra Corinthians e Vitória, que se livraram mas já estiveram no Z4, Athletico-PR, Grêmio, Juventude, Criciúma, Bragantino, Cuiabá e Atlético-GO, o Tricolor venceu apenas três, empatou sete e perdeu sete. Ou seja, de 51 pontos possíveis contra adversários diretos, o Flu conquistou apenas 16.

Entre todas as equipes listadas anteriormente, o Fluminense tem o segundo pior aproveitamento em confrontos diretos no Brasileirão, com apenas 31,4%. Nem a chegada do treinador Mano Menezes, que fez com que o clube se recuperasse minimamente na competição, foi capaz de melhorar esse número. Porém, o Tricolor se agarra a uma esperança. O único time que consegue ter desempenho pior nesses duelos cruciais na briga contra o Z-4 é justamente o próximo adversário: o Cuiabá.

Os números por si só justificam o quão crucial é pontuar contra os adversários diretos. Enquanto o Fluminense perdeu dentro e fora de casa contra Atlético-GO e Vitória, por exemplo, a equipe baiana teve um returno impecável contra as equipes da parte de baixo (incríveis sete vitórias em oito jogos), assim como o Corinthians, dono do melhor aproveitamento, que inclusive escapou do rebaixamento e vai jogar a fase prévia da Libertadores em 2025.

Mas para os cariocas, se apegar a esperança é o trunfo que resta. Vale lembrar que no primeiro turno o Fluminense bateu o Cuiabá fora de casa por 1 a 0, com gol de Kauã Elias. Caso volte a derrotar o adversário, o Tricolor vai conseguir um feito inédito no campeonato: ter 100% de aproveitamento contra uma equipe que também brigou na parte de baixo da tabela. Em um jogo que vale a vida na elite do futebol brasileiro, essa é a oportunidade perfeita para o clube das Laranjeiras tentar fazer as pazes com a torcida e, principalmente, salvar um ano bem abaixo do esperado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp