O governador Carlos Massa Ratinho Junior empossou quatro novos procuradores do Estado do Paraná em uma cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, na sexta-feira (12). Os profissionais foram aprovados no primeiro concurso público para o cargo realizado em uma década no estado, aberto em 2024. Com essas nomeações, a Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE-PR) agora possui 273 procuradores em seu quadro, distribuídos em 17 Procuradorias Regionalizadas e com representação em Brasília.
O concurso para procurador do Estado teve 5.207 inscritos, uma média de 1.300 candidatos por vaga, e contou com provas objetivas, discursivas e orais, além da avaliação de títulos. O objetivo foi selecionar profissionais qualificados para a defesa jurídica do Estado. Dentre os novos procuradores empossados estão Gabriela Gomes Oliveira, aprovada em primeiro lugar, e três paranaenses de Maringá: Pamela Suelen de Moraes Guedes, Vinicius Caleffi de Moraes e Thiago Luchetti Krug, este último sendo o procurador mais jovem da PGE-PR.
O procurador-geral do Estado, Luciano Borges, mencionou que o concurso tem validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois, com expectativa de novas convocações. Ele ressaltou ainda a criação da carreira de analista de procuradoria, para fortalecer a atuação do órgão junto ao governo estadual. Com esse reforço na equipe, a PGE-PR está melhor preparada para suas responsabilidades legais e judiciais dentro do Paraná e em âmbito nacional.



