Governador do PR pede desculpas por falta d’água em Ponta Grossa: obras de saneamento atrasadas

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Após mais de um mês de problemas no abastecimento, governador do PR pede desculpas a moradores que ficaram dias sem água em Ponta Grossa. Durante obras para tentar resolver o abastecimento, Sanepar teve problemas com reposição de adutoras e com isso houve um atraso na normalização do fornecimento que estava prevista para acontecer nesta quinta-feira (20), segundo o governador DE.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), pediu desculpas aos moradores de Ponta Grossa, cidade dos Campos Gerais, pelas situações de falta de abastecimento de água que a população vem enfrentando há mais de um mês. O serviço é ofertado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), empresa que tem como maior acionista o Governo do Estado.

“A gente pede desculpas, em nome da Sanepar, em nome desse transtorno que lamentavelmente tem acontecido na cidade de Ponta Grossa. A gente sabe que é muito difícil ficar horas sem água – já é muito ruim, imagine ficar dias”, afirmou Ratinho Júnior, em entrevista à RPC. Ponta Grossa tem mais de 372,5 mil habitantes e a maioria deles ficou com as torneiras secas desde domingo (16), após o início de obras que visam resolver o problema de fornecimento que começou em fevereiro.

A falta do recurso hídrico encanado provocou o fechamento de estabelecimentos comerciais, o cancelamento do expediente de órgãos públicos, como da Prefeitura e da Câmara Municipal, a dispensa de alunos de escolas, o adiamento de cirurgias em hospitais e moradores formando filas formadas em bicas para ter acesso a água. A Sanepar deu a previsão que a situação se normalizaria até esta quinta-feira (20), mas moradores de diversas regiões do município ainda ficaram sem água. De acordo com o governador, na manutenção, a empresa teve problema na reposição de adutoras.

Governador Ratinho Júnior pediu desculpas a população. À RPC, o governador também reforçou as justificativas da empresa, afirmando que os cortes se deram em decorrência do aumento de consumo de água durante uma onda de calor e a problemas técnicos enfrentados nas obras emergenciais que visavam ampliar a capacidade de tratamento da água da companhia. Ele ainda disse que a Sanepar terá que reparar todos os danos causados à população.

Os problemas frequentes no abastecimento de água em Ponta Grossa iniciaram há mais de um mês. No dia 13 de fevereiro a Sanepar iniciou uma série de manobras de redução de abastecimento no município, deixando regiões sem água por horas ou dias. Na época, a justificativa foi que havia água nos reservatórios, mas a companhia não estava dando conta de fazer o tratamento devido ao aumento do consumo durante a onda de calor registrada na cidade e em todo o país. Desde então, a Sanepar vem fazendo obras emergenciais para ampliação do sistema e deixando bairros sem água durante as manobras adotadas.

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