Governador Elmano de Freitas realiza mudanças em 13 secretarias do Governo do Ceará: Conheça os novos titulares e as alterações promovidas

O governador Elmano de Freitas (PT) realizou mudanças significativas nas chefias de 13 secretarias e órgãos do Governo do Ceará. O anúncio das alterações foi feito na manhã desta quinta-feira, por meio das redes sociais. Essa reorganização é parte de um processo de reforma que teve início com a nomeação do novo secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, que assumiu o cargo na semana passada.

As mudanças incluem a nomeação de novos titulares para importantes pastas do governo cearense. Dentre os nomeados estão Jade Romero, que passa a ocupar a Secretaria da Proteção Social; Eduardo Bismarck na Secretaria do Turismo; Lia Gomes na Secretaria das Mulheres; Domingos Filho na Secretaria do Desenvolvimento Econômico; Fernando Santana na Secretaria dos Recursos Hídricos; Nelson Martins na Secretaria da Articulação Política; Gabriel Rochinha na Assessoria Especial de Chefia de Gabinete; Frank Ranier Prado na Assessoria Especial de Assuntos Comunitários; Luiza Martins no CearáPar; Max Quintino no Complexo Industrial e Portuário do Pecém; Waldemir Catanho no Detran; Lena Ximenes na TV Ceará; e Guilherme Sampaio como Líder do Governo na Alece.

Em sua publicação, Elmano agradeceu aos antigos titulares que deixaram seus cargos, destacando a dedicação e empenho de cada um. Além disso, o governador desejou sucesso aos novos titulares, ressaltando o compromisso em trabalhar incansavelmente para que o estado do Ceará avance e ofereça mais oportunidades para todos os cearenses.

Essas mudanças representam um esforço do governo em promover uma gestão eficiente e alinhada com as necessidades e demandas da população cearense. Com uma equipe renovada e engajada, Elmano busca fortalecer as políticas públicas e impulsionar o desenvolvimento do estado, visando o crescimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.

É importante destacar que essas alterações no comando das secretarias e órgãos do governo refletem o compromisso da gestão com a transparência, a eficiência e a inovação. Por meio dessas mudanças, Elmano e sua equipe buscam garantir uma administração mais eficaz e alinhada com as necessidades atuais, visando sempre o bem-estar e o progresso de todo o povo cearense.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ceará é atingido por 275 mil raios em 2024; confira cidades mais impactadas

Ceará foi atingido por 275 mil raios em 2024; veja cidades mais impactadas

Números foram obtidos pelo Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel.

1 de 1 Ceará foi atingido por mais de 275 mil raios em 2024 — Foto: SVM

Ceará foi atingido por mais de 275 mil raios em 2024 — Foto: SVM

O Ceará registrou 275.624 raios ao longo de 2024, de acordo com dados da concessionária de energia Enel. Isso significa que, em média, o estado foi atingido por 757 raios a cada dia do ano passado.

As informações foram obtidas por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta, que monitora as descargas atmosféricas no estado. De acordo com a companhia, as cidades mais atingidas por raios foram:

Granja: 9.456 raios
Santa Quitéria: 9.167
Aurora: 6.206
Jaguaretama: 5.353
Cariús: 5.309

Quando do divididas por macrorregiões, as áreas que mais foram atingidas por descargas elétricas foram o Cariri (45.299), Centro-Sul (41.249) e o Vale do Jaguaribe (37.492).

O Sistema de Monitoramento e Alerta, que contabiliza as descargas elétricas, também monitora chuvas, ventos fortes e queimadas, o que ajuda a Enel a identificar possíveis ocorrências na rede de distribuição.

De acordo com a Enel em 2025, somente nos primeiros nove dias, com o início da pré-estação chuvosa, já foram registrados mais de 7 mil raios no Ceará, com destaques para o Cariri (3.034) e o Sertão de Sobral (1.533).

Durante uma tempestade, a Enel recomenda que a população evite usar aparelhos conectados à tomada, como celular carregando; evite chuveiros elétricos e evite realizar o conserto de instalações elétricas.

Quem estiver fora de casa durante uma tempestade com raios, a recomendação é evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame e linhas telefônicas; bem como evitar estar em áreas com campos abertos, como piscinas, praias, descampados e locais elevados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp