Caiado recebe seleção goiana que vai à final da Taça das Favelas

Em encontro no Palácio das Esmeraldas, atletas ganharam o incentivo e o carinho do governador Ronaldo Caiado. A equipe embarca para São Paulo na manhã desta sexta-feira, 18, onde vai disputar o título da competição nacional, e os familiares terão transporte pago pelo Governo de Goiás

Os atletas que vão representar Goiás na grande final da Taça das Favelas, neste sábado, 19, em Barueri (SP), foram recepcionados na manhã desta quinta-feira, 17,  pelo governador Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Em clima de descontração, Caiado posou para fotos e cumprimentou a equipe, formada por adolescentes com idades entre 16 e 17 anos moradores de comunidades.

Desejando sorte aos jogadores, Caiado lembrou que a delegação goiana está desbancando favoritos: “Eles já demonstraram competência ao superar as equipes do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Eu desejo a eles muito sucesso e quero que tragam a taça”, afirmou. O chefe do Executivo também se comprometeu a receber os jovens novamente após a partida, seja qual for o resultado.

O técnico da seleção, Lindomar Alves, acredita que o apoio dá um incentivo a mais para o grupo, confiante na vitória: “Aqui não tem ‘se’, com toda certeza vamos trazer esse título para Goiás” disse. “A gente nunca teve essa oportunidade, nunca estivemos nesse Palácio e hoje recebemos o incentivo do governador. Foi sensacional”, acrescentou o volante Paulo Henrique, de 17 anos.

Para garantir que não falte o apoio da torcida goiana, a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), vai disponibilizar ônibus para o transporte de familiares dos atletas até São Paulo. “Nós teremos entre 500 e 600 pessoas de Goiás para acompanhar o jogo”, explicou o titular da pasta, Henderson Rodrigues. O Estado também cedeu o Estádio Olímpico, na capital, para o último treino dos atletas.

A final será realizada na Arena Barueri, às 14 horas de sábado, 19. Goiás enfrenta a seleção de São Paulo, dona da casa, em jogo que será transmitido ao vivo pela TV Globo e tem entrada franca. Esta é a primeira edição nacional da Taça das Favelas, que reuniu times de 20 estados brasileiros. No feminino, a seleção goiana ficou com a 6ª colocação.

Apoio ao esporte

Na oportunidade, o governador destacou investimentos no esporte local, por meio de programas como o Pró-Atleta, que destina bolsas mensais de até R$ 600,00 para atletas de alto rendimento; e da iniciação esportiva, que oferece aulas gratuitas em diversas modalidades, como karatê, futebol e natação.

Também participaram do encontro representantes da Central Única das Favelas de Goiás (CUFA-GO), presidida por Breno Rodrigues Cardoso; o preparador de goleiro, Rodrigo Ribeiro; o auxiliar técnico Victor Caldeira Neto e o chefe de delegação, Rafael Oliveira; além de colaboradores da Seel.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp