Tarcísio se reúne com Malafaia e Sóstenes em SP; governador deve investir em
apoio do Podemos à anistia
O encontro entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e os líderes religiosos Silas Malafaia e Sóstenes Cavalcante ocorreu nesta quarta (3) no Palácio dos Bandeirantes. A pauta da reunião girou em torno dos eventos previstos para o dia 7 de setembro e da proposta de perdão aos envolvidos nos atos considerados golpistas.
O objetivo do governador é buscar o apoio do Podemos à proposta de anistia que tramita na Câmara dos Deputados. O partido é parte da base de apoio de Tarcísio em São Paulo e conta com 18 deputados federais. Uma fonte próxima revelou que a intenção é conseguir o suporte integral do partido à iniciativa.
Durante a agenda em Brasília, Tarcísio também buscou apoio para a anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro. A filiação do governador ao PL estaria condicionada ao plano político para 2026, avaliado por seus aliados.
Além das discussões sobre a anistia, as lideranças presentes na reunião trataram da segurança dos atos programados para o dia 7 de setembro e da expectativa de possíveis conflitos com eventos da esquerda marcados para a mesma data. A necessidade de investir em inteligência e segurança foi ressaltada durante o encontro.
No cenário político, aliados de Bolsonaro esperam que o ato previsto para domingo na avenida Paulista reúna um público expressivo, semelhante ao de manifestações anteriores. Diversas personalidades políticas são esperadas, incluindo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, Michelle Bolsonaro e o deputado federal Nikolas Ferreira, além dos líderes religiosos presentes na reunião.
Por outro lado, alguns governadores, como Ratinho Jr. (PSD) e Mauro Mendes (União), declararam que não poderão comparecer ao evento. O clima político segue movimentado, com articulações e negociações em torno da proposta de anistia e da mobilização para os eventos marcados para o próximo domingo. A agenda política de Tarcísio de Freitas segue em destaque, com alianças e estratégias sendo discutidas para os próximos anos.