Após mais de 10 anos de espera, a governadora Raquel Lyra assinou a ordem de serviço para a conclusão da Barragem de Gatos, um importante projeto orçado em R$ 45,8 milhões. Essa iniciativa visa beneficiar cerca de 138 mil habitantes de vários municípios do Agreste e Mata Sul, principalmente na prevenção de enchentes. A assinatura da ordem de serviço ocorreu na última quarta-feira (26) em Belém de Maria.
O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Almir Cirilo, ressaltou a importância da Barragem de Gatos no controle das cheias do Riacho dos Gatos, que se encontra com o Rio Panelas e posteriormente com os Rios Pirangi e Una. A conclusão desse projeto impactará positivamente os habitantes de municípios como Lagoa dos Gatos, Belém de Maria, Catende, Palmares e Água Preta.
A parceria do governo estadual com o governo federal, através do Novo PAC, viabilizou o investimento de mais de R$ 40 milhões na Barragem de Gatos. A governadora Raquel Lyra destacou a relevância desse projeto que, em apenas 12 meses, trará benefícios significativos para as cidades da Zona da Mata Sul. Após a conclusão, a região estará mais protegida contra os impactos das cheias.
Iniciada em outubro de 2014 e com 20% de execução, a Barragem de Gatos tem previsão de acumular 5,93 milhões de metros cúbicos de água. Além de contribuir com a prevenção de enchentes, a água armazenada também poderá ser utilizada para o abastecimento de comunidades rurais em Lagoa dos Gatos. A retomada desse importante projeto traz esperança e progresso para a região.