Press "Enter" to skip to content

Governadora eleita anuncia que replicará programa Mães de Goiás em Pernambuco

Última atualização 11/11/2022 | 09:45

Criado pela gestão do governador Ronaldo Caiado, o programa Mães de Goiás virou referência nacional e, em breve, será implementado no Estado de Pernambuco. O anúncio foi feito pela governadora eleita Raquel Lyra, na tarde desta quinta-feira, 10, durante a 25ª Conferência Nacional da Unale, realizada em Recife (PE). “Vamos montar o projeto Mães de Pernambuco para transferência de renda direta para mães de crianças de zero a seis anos que estão em situação de pobreza”, afirmou a futura governadora pernambucana.

Em Goiás, o programa atende 110 mil famílias com a transferência mensal de R$ 250 para mulheres com filhos de até seis anos e que vivem em situação de vulnerabilidade social. O dinheiro deve ser utilizado para comprar alimentos e medicamentos para as crianças. “Governadora Raquel Lyra, conte com o governador Ronaldo Caiado e com a primeira-dama Gracinha no que precisar do estado. Fico imensamente honrado por ter colocado no seu plano de governo o Mães de Goiás”, declarou o chefe do Executivo goiano.

Caiado e Lyra participaram, nesta tarde, de um painel com o tema “Gestão Pública nos Estados: Cenário para os próximos 4 anos”. O combate à fome a partir do desenvolvimento de políticas sociais efetivas foi um dos assuntos mais discutidos durante o debate, que também teve a participação dos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, e do governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A governadora eleita de Pernambuco mencionou o Mães de Goiás como um projeto que vai auxiliar o Estado no combate à pobreza. “Enfrentamos desafios imensos: duas milhões de pessoas estão passando fome. De cada quatro crianças de 0 a 10 anos no estado, uma delas passa fome”, relatou Lyra. “O desafio que temos é conseguir cuidar do passivo, mas também apontar um caminho para o futuro. Precisamos fazer o básico”, complementou.

Durante sua fala, por videoconferência, Caiado revelou que a meta para o próximo mandato é romper o ciclo da pobreza. E que, além do Mães de Goiás, sua gestão já tem realizado programas exitosos que atuam nesse sentido. É o caso do Bolsa Estudo, uma política pública que destina R$ 110 a todo aluno do Ensino Médio. O objetivo é combater a evasão escolar, incentivar a aprendizagem e atenuar os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19.

O governador disse, ainda, que todo o investimento em educação e outras áreas – como saúde, segurança pública e social – são fruto de um esforço para reequilibrar as contas públicas e do ingresso ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), ocorrido com o apoio dos deputados estaduais. Por isso, Caiado afirmou que o espírito de parceria entre os Poderes que se criou em Goiás foi determinante. “Quero agradecer aos colegas deputados e dizer que devo minha governabilidade a vocês”, afirmou. “E tenho que dizer que se algum Estado está precisando, peço aos colegas deputados estaduais que ajudem os governadores”, recomendou aos participantes da 25ª Conferência Nacional da Unale.

Com o tema “Rumo ao Parlamento do Futuro”, a conferência realizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) ocorre entre os dias 9 e 11 de novembro, em Recife (PE), e tem o objetivo de discutir soluções práticas para o desenvolvimento legislativo. A organização do evento estima cerca de mil participantes. Entre eles, deputados estaduais brasileiros, senadores dos Estados Unidos, embaixadores de Taiwan e do Canadá, além de representantes do Mercosul e da China.