Governo abre inscrições para estudantes vocacionados ao esporte

Já estão abertas as inscrições para o primeiro Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) do Esporte, da Secretaria de Estado da Educação, que vai ofertar os ensinos fundamental e médio, com foco no esporte, na rede pública estadual de Goiás.

No primeiro ano de funcionamento, o Cepi do Esporte ofertará, ao todo, 280 vagas, distribuídas em oito turmas, com 35 alunos em cada uma delas. Os estudantes devem se matricular dando sequência à sua vida escolar.

O Cepi do Esporte funcionará na Rua CV-13, Residencial Center Ville, em Goiânia-GO. As inscrições são gratuitas, e estão abertas até o dia 14 de novembro.

Devem ser feitas, exclusivamente, on-line, no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO), no endereço eletrônico:  https://goias.gov.br/educacao/selecao-de-estudantes-cepi-do-esporte/

Para o ensino fundamental, poderão fazer a inscrição estudantes que vão cursar o 8º e 9º ano em 2025. Já o ensino médio, as vagas são para as três séries. Assim, serão oferecidas 70 vagas para o 8º ano, e 70 para o 9º ano, do ensino fundamental. As outras vagas serão distribuídas para o ensino médio da seguinte forma: a 1ª série, com 70; 2ª e 3ª série terão 35vagas .

O processo seletivo constará de duas fases: análise dos documentos pessoais e histórico escolar, com peso 4; e, análise da carta de intenção (com motivação para o esporte), com peso 6.

Os documentos que devem ser enviados na inscrição são:

  • documentos pessoais (identidade, CPF);
  • comprovante de escolaridade (histórico escolar do ano ou série anterior à da vaga para a qual vai se inscrever);
  • carta de intenção (sobre seu interesse, habilidades/talento, experiências no esporte);
  • comprovante de endereço;
  • e uma foto em formato JPG.

Todas as informações estão disponíveis no edital, publicado no site da Seduc-GO. Dúvidas podem também ser esclarecidas por meio dos telefones: (62) 3220-9736 e ou (62) 3220-9606. A publicação do resultado final será no dia 29 de novembro de 2024.

A matrícula dos estudantes aprovados será realizada no período de 02 a 13 de dezembro de 2024.

O Cepi do Esporte, criado pelo Governo de Goiás, por meio da Seduc, atenderá crianças e jovens. O objetivo da iniciativa é proporcionar aos estudantes que tenham vocação pelo esporte a conclusão da formação geral básica, com o desenvolvimento de suas habilidades esportivas, com foco em seu projeto de vida esportivo. As aulas serão iniciadas em 2025.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operação desmantela esquema de fraudes de R$ 40 milhões no Banco do Brasil; grupo aliciava funcionários e terceirizados

A Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) lançaram uma operação para desarticular um grupo criminoso responsável por fraudes que somaram mais de R$ 40 milhões contra clientes do Banco do Brasil. A ação, realizada na manhã desta quinta-feira, 21, incluiu a execução de 16 mandados de busca e apreensão contra 11 investigados, entre eles funcionários e terceirizados do banco.
 
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), revelaram que os criminosos utilizavam dispositivos eletrônicos clandestinos, como modens e roteadores, para acessar sistemas internos de agências bancárias e obter dados sigilosos de clientes. Esses dispositivos permitiam que os criminosos manipulassem informações, realizassem transações bancárias fraudulentas, cadastrassem equipamentos, alterassem dados cadastrais e modificassem dados biométricos.
 
A quadrilha atuava de forma organizada, com divisão de tarefas específicas. Havia aliciadores que recrutavam colaboradores do banco e terceirizados para obter senhas funcionais; aliciados que forneciam suas credenciais mediante pagamento; instaladores que conectavam os dispositivos aos sistemas do banco; operadores financeiros que movimentavam os valores desviados; e líderes que organizavam e coordenavam todas as etapas do esquema.
 
As denúncias começaram a chegar à polícia em dezembro de 2023, e as investigações apontaram que o grupo criminoso atuava em várias agências do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, incluindo unidades no Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Vila Isabel, Centro do Rio, Niterói, Tanguá, Nilópolis e Duque de Caxias.
 
O Banco do Brasil informou que as investigações começaram a partir de uma apuração interna que detectou irregularidades, as quais foram comunicadas às autoridades policiais. A instituição está colaborando com a investigação, fornecendo informações e subsídios necessários.
 
A operação contou com a participação de cerca de 25 equipes policiais e tem como objetivo apreender dispositivos eletrônicos ilegais, coletar provas e identificar outros integrantes do esquema criminoso. Além disso, as autoridades estão em busca do núcleo superior do grupo criminoso e dos beneficiários dos recursos desviados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos