Governo prepara posto de acolhimento para receber imigrantes dos EUA
Donald Trump voltou para Casa Branca com a promessa de realizar deportações em massa de imigrantes ilegais
A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, informou nesta terça-feira (28/1) que o governo federal irá abrir um posto de acolhimento aos brasileiros deportados dos Estados Unidos no Aeroporto Internacional Belo Horizonte (Cofins). A declaração de Macaé ocorreu após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar sobre o assunto.
Antes de assumir a Casa Branca pela segunda vez, Trump prometeu implementar políticas duras contra a imigrantes ilegais nos DE. Primeiro avião com os deportados brasileiro precisou pousar em Manaus para abastecer, na sexta-feira (24/1). Na capital, tripulantes perceberam problemas técnicos e cancelaram o voo para Belo Horizonte. Eles desembarcaram na capital mineira no dia seguinte. Voos com brasileiros deportados dos DE ocorrem desde 2017, no governo Temer. Eles chegam ao Brasil uma ou duas vezes por mês.
Também estiveram presentes na reunião os ministros: Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), José Mucio (Defesa) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). O vice-presidente Geraldo Alckmin e o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, também estiveram presentes. “Fomos autorizados a iniciar a tratativa para estabelecer em Confins um posto de acolhimento humanitário. Tendo em vista que poderemos ter mais voos [com deportados] previstos”, destacou Macaé Evaristo.
Uma aeronave norte-americana com imigrantes brasileiros ilegais pousou no Brasil na última sexta-feira (24/1). Os deportados chegaram a Manaus (AM) com os pés e mãos algemados. No dia seguinte, eles seguiram até o destino final, o Aeroporto de Confins (MG), em outra aeronave, após o avião anterior apresentar problemas. A Polícia Federal (PF) informou que é rotineiro o uso de algemas em deportados pelas autoridades norte-americanas. Apesar disso, a corporação destacou que as algemas foram retiradas após a aeronave pousar em solo brasileiro.